Devaneios de um filósofo errante
Ediel Araújo
Um dia perguntaram ao girassol:
- Por que essa persistência de seguir o sol?
Ele com toda a sua singeleza e simplicidade, responde:
- É que apesar da distância, e a certeza de que, talvez, eu não o encontre pessoalmente,
A esperança,
Não posso deixar escapar!
O rio corre ladeira a baixo,
A correnteza forte,
O salmão persistente,
O saltar de novas vidas pulsantes.
Cada vontade, cada desejo, cada impulso.
Percorrem meu sangue, minhas veias vibrantes,
Minha alma cantante.
Sorria, cante, deseje, persista, insista,
A recompensa, logo virá, tanto quanto a certeza que o sol também vai virar.
O girassol, não desiste, não desista você também!
PAIXÃO, AMOR, DESEJOS, AFETOS, CARINHOS
VONTADES E NECESSIDADES
IMPULSOS QUE MOVEM A VIDA!!!
Gizelly da Conceição Soares
ResponderExcluirnº 20 sala-301
C.E Profº Barjona Lobão
ATIVIDADE DE FILOSOFIA
Página 406
1 – R – Arquitetura da destruição, roteiro turistico, apostila recreativa.
2 – R – Seu objetivo não é a ilusão mas a realidade. Para fazer isso, era importante, tipicamente, provar duas coisas: que o artista sabia desenhar, se ele assim o desejasse, de maneira que o trabalho em pauta não fosse considerado sob a luz do que ja nao sabe e que o artista fosse sincero, discuções desse tipo não tenham sido necessarias nos seiscentos anos anteriores de arte ocidental.
3 – R – A habilidade do artista em produzir uma ilusão e que sentia rancor da arte na qual essa habilidade estava completamente subordinador á expressão direta do sentimento .
4 – R – Habilidade e experiência.
Pagina 407
1 - R - Para Platão, o belo é o bem, a verdade, a perfeição, existe em si mesma,apartada do mundo sensível,residindo,portanto no mundo das ideias. A ideia suprema da beleza pode determinar o que seja mais ou menos belo.
2 – R- É ter uma referencia arbitrária em relação a algo que agrada ou desagrada!
3 – R- Objetivo de beleza - O que tem validade para todos os individuos não somente para estes oou aqueles diz-se do conhecimento que é fundado sobre a observação do objeto.
Objetivo de subjetivo – que individual, válido para cada sujeito, baseado em valores, preferencias limitese possibilidades individuais.
4 – R - Afirmar que éo belo é “aquilo que agrada universalmente, ainda que não se possa justifica-la intelectualmente “. Para ele o objeto belo é um ocasião de prazer cuja causa reside do sujeito.
5 –R- Porque não há apenas uma ideia em relação ao valor estético a quantidade de objetos através dos tempos reflete essa mudança. Pois a necessiadade e o desejo esteticosupera os objetivos de valores divessificados.
6 – R- A aparencia decorativa de todas as composições trabalha a arte , entretando é a percepção ativa que envolve asformas, cores e tonalidades. O interesse se volta a todas esses aspectos formais de obra que contribuem para que possam fazer uma leitura de seus significados. O sentindo prático é imediato de entender e um efeito que atribui o gosto e o determinado fim ou alvo.
Professor,sou Carol, que era da turma 301 turno vespertino. Agora estou estudando a noite, e queria saber, se você pode me passar alguma atividade para mim fazer pelo blog mesmo ja que não estava mais na escola no dia da apresentação do trabalho,e eu não quero ficar sem nota, pois me prejudicarei... Aguardo sua resposta.
ResponderExcluirOk! Vc poderá está fazendo a atividade da página 415... OK?
ExcluirProfessor, eu não encontrei nenhuma apostila com essa página 415. Eu entrei em contato com as meninas la da sala pra perguntar se elas tinham alguma apostila, e elas também não tem. Uma delas me disse que tem o livro, e nesse livro tem exercícios da pag 415, espero que seje esse, se eu não me engano, são 12 questões. Eu vou pegar o livro com ela e o mais rápido possível postarei as respostas aqui no blog. Atenciosamente, Carol. Obrigada por aguardar.
ResponderExcluir01-Do ponto de vista antropológico,a cultura refere-se a tudo o que o ser humano faz,pensa,imagina,inventa,porque ele é um ser cultural.Não sendo capaz de viver somente guiado por seus instintos,ele é levado a construir “ferramentas” que possam ajudá-lo a instalar-se no mundo, a sobreviver,a desenvolver sua humanidade.
ResponderExcluir02-Em todo lugar há cultura,cada um tem os seus costumes, gostos,brincadeiras,lendas,historias.Há diferença,mas o objetivo é o mesmo,pois o que queremos é mostrar as riquezas das nossas famílias,povos.
03-O patrimônio nacional é uma construção simbólica que elege certas ações,objetos e narrativas para representar que são os brasileiros.É uma representação parcial,por se a seleção de alguns aspectos e de alguns grupos,que não mostra a diversidade da população brasileira para os estrangeiros.
04-Que eu saiba,não tem nada na minha família que esta passando de mãos em mãos não...
05-Cultura é uma criação coletiva;arte é criação individual,que reflete a visão de mundo de um artista.
A cultura é necessária para a vida humana em sociedade;a arte não é necessária,é fruto da liberdade.
A cultura é útil para os indivíduos;a arte é gratuita,não utilitária. Cultura é comunicação;arte é expressão.
A cultura é narrativa;a arte é desaprendizado, desconstrução.
A cultura é convergente,a arte é divergente e multifocal.
A cultura cria normas,hábitos e regras;a arte cria valores autônomos.
A cultura é duradoura é contínua;a arte é efêmera e opera rupturas.
A cultura pode ser explicada; a arte é compreensão de um mundo.
06-A arte não pode se debruça sobre a realidade, mas sobre as possibilidades do real, que trabalha com o pensamento divergente, único capaz de explorar essas possibilidades, o autor se refere ao poder criador da imaginação: imaginar que eu sou outro (barata ou ser humano), em outro contexto.
07-O artesanato é cultura porque ele está ligado à tradição e repete padrões e estilos já conhecidos. Ele mantém, por muitas décadas, o modo de vida de um grupo e de como produz determinados objetos. Porque a obra de cultura é convergente e os que fazem parte do seu jogo a compreendem.
08-Os programas televisivos são cultura porque visam ao entretenimento por meio da repetição de fórmulas já conhecidos e consagradas. Por serem exibidos em um meio de comunicação de massa, destinado ao chamado público “médio”, para serem aceitos, não podem inovar muito nem na linguagem nem no conteúdo.
09-A cultura é, sem dúvida, o que nos permite existir, pensar e agir no mundo humano. Partilhar a mesma cultura possibilita pertencer a um grupo com o qual nos identificamos e, desse modo, reconhecemos quem somos. Mas, na medida em que a cultura implica repetição e manutenção das tradições, ela também impõe limites ao que podemos fazer e se: se quisermos romper com o padrão cultural, sofreremos as sanções que a cultura nos imporá. Os exemplos históricos são muitos: o voto da mulher, a dessegregação da população negra em vários países etc.
10-Do ponto de vista da cultura, a arte pode ser considerada como “crime” na medida em que ela rompe com as tradições, com o estabelecido e já conhecido. Por outro lado, que tipo de crime poderia ser considerado arte? O graffiti, que já foi crime, hoje é considerado arte, se responder à sua proposta de ser arte pública que expressa uma visão de mundo da periferia.
11-Nos folclores, há danças, comidas típicas, apresentações, mitos, as crenças e as lendas. E elas se fazem presentes no nosso cotidiano, mesmo que inconscientemente, na medicina popular, na religião, nos ditados populares, nas simpatias e nas estórias que sempre apresentam um cunho moral no final. Essas manifestações são de autoria desconhecida e passadas através dos tempos, ou seja, de geração em geração.
12-Letra c
O rap está relacionado à realidade vivida pela classe marginalizada que se localiza na periferia das grandes cidades. As letras abordam os problemas sociais enfrentados e incluem a defesa das camadas sociais excluídas.