quarta-feira, 13 de junho de 2012

Linha do tempo do pensamento filosófico (3 ano)


A PARTIR, DO VÍDEO E DO NOSSO BATE PAPO EM SALA DE AULA, COM A LINHA DO TEMPO TRAÇADA, TEÇA SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O ASSUNTO E SOBRE O SEU ENTENDIMENTO DO MESMO...

86 comentários:

  1. Inicialmente, o vídeo apresentado explica sobre temas abordados sobre a Filosofia e a Sociologia, como por exemplo: História da Civilização, Transformações ocorridas no mundo, a importância da Filosofia na vida do ser humano. Há fatores que diferenciam a Grécia de outros países. Talvez tenha sido um desses fatores que tenha sido o motivo, justificação, causa que diferencie o porquê da Grécia ter sido o país que originou a Filosofia. A Grécia conseguiu alcançar metas que jamais outros países conseguiriam. Eles superavam todos os países em tudo e em todos os requisitos. Uma das características que a Grécia tem que pode ter contribuído é: a sua localização que fica entre o Ocidente e o Oriente, incluindo as atividades da navegação e no comércio, a moeda, entre outros. Explicações sobre Édipo, personagem famoso da mitologia grega. Onde a conclusão da história desse personagem é mostrar para as pessoas que o homem só aprende com os seus erros. Todas as disciplinas ajudam a desvendar as descobertas, transformações, mudanças, que ocorrem no mundo e no homem junto com a sociedade. Um assunto leva ao outro, todas as disciplinas querem levar tudo a apenas um objetivo: valorizarmos a vida e as suas plenitude. Para tudo há uma ação e reação, o que precisamos é aprender com nossos erros, e tentarmos acertar.

    Carolina Ribeiro Mendes
    3º ano, turma 301, nº 06

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente análise... Notas sendo atribuidas... Depois que você enviar as respostas do exercício do livro (pag. 406)... Estarei atribuindo a sua nota do primeiro bimestre...

      Excluir
    2. Respostas dos Exercícos
      Página 406
      01-Eles gostavam de arte com valores estéticos, além da beleza que a obra deveria ter.
      02- Em 1912,foi apresentado uma pintura com movimentos representados pelas suas pinceladas que formavam linhas curvas e cores justaspostas. Van Gogh entendia o valor emocional que havia nas cores e que davam um grande estilo e valor para as coisas.
      03- No seu próprio gosto.
      04- O público deveria valorizar, respeitar e admirar as hablididades e obras do artista.
      05- Sim, pois essas discussões não teriam sido necessárias nos seiscentos anos anteriores da Arte Ocidental.

      Página 407
      01- Porque a estética sempre esteve ligada a questão da beleza. De acordo com Baumgarten, a beleza estética liga-se a perfeição, pois a medida que se observam a aparência, a estética da pessoa, acabam se definindo se é belo ou não.
      02- Ter gosto é ter capacidade de julgamento sem preconceitos. É a própria presença da obra de arte que forma o gosto e que supera as particularidades da subjetividade. Exemplo: ter gosto é você ter opnião própria, é gostar de algo, defender, ajudar, amar, mesmo que as outras pessoas não gostem ou sejem contra, o que importa é que você gosta.
      03- Conceito Objetivo: o que tem validade para todos os indivíduos, não somente para este ou aquele; diz- se do conhecimento que é fundado sobre a observação do objeto.
      Conceito Subjetivo: o que é individual, válido para cada sujeito; baseado em valores, preferências, limites e possibilidades indivíduos.
      04- Kant debruçou-se sobre os julgamentos estéticos, ou de beleza, e não sobre a experiência estética. Ele afirmou que o belo é aquilo que agrada universalmente, ainda que não se possa justificá-lo intelectualmente.
      05- Porque cada objeto singular estabelece seu próprio tipo de beleza. Como o belo é um objeto singular, sensível, carrega um significado que só se percebe na experiência estética, onde não existe a ideia de um único valor estético.
      06- A atitude contemplativa ocorre quando a pessoa se refere à arte, é justa e não põe limites ao observar as obras. A desinteressada ocorre quando a pessoa julga a obra de arte, mesmo sem mesmo conhece-la.
      07- a) Ele representa um desenho humorístico, onde a personagem é considerada "feia".
      b) a obra é ligada ao bom senso, á questão da oposição da realidade, pois para ser modelo é preciso ser bela e magra. E não feia e gorda.
      c) Sim, pois as modelos são lindas e ele fez um desenho com modelo "feia".
      d) A relação do lado belo e feio. A exigência para ser belo que existe em algumas profissões, como por exemplo, a carreira de modelo.
      08- 1) A perfeição exige que não se tenha erros ou defeitos, e sim que seje perfeito. Como nada é perfeito, a perfeição não é ligada totalmente a realidade.
      2) A beleza exige perfeição, onde não se permite defeitos, erros. Para ser belo, tem que ser impecável, bonito, perfeito, e por último, ser claro ou verdadeiro, que essas sm, são as verdadeiras belezas.
      09- Bonito, lidno, charmoso: aquela pessoa que você acha bonito, que te atrae, que você tem vontade de beijar, abraçar...
      Feio, horroroso: aquela pessoa que por mais que todos achem bonito, lindo, você acha ridículo.
      10- Nada é realmente belo, pois pode ser bonito ou belo para uns e "feio" para outros. Quando gostamos de algo ou de alguém, não vemos nenhum defeito, por mais grave que seje. Pode ser acima do peso, pequeno, grande, alto, baixo, branco, negro, o que importa é que você sempre o verá belo e perfeito. O que vale é você amar, respeitar, gostar da pessoa como ela é e não se importar com que os outros vão dizer, pois essa pessoa nunca será belo para todos. Até mesmo porque é como dizem: A BELEZA NÃO ESTA NOS OLHOS DE QUEM SE VÊ, MAS SIM DE QUEM SE SENTE.
      11- Alternativa E:
      Elementos: concreto armado e forma plástica.
      Critérios: Estético.

      Aluna: Carolina Ribeiro Mendes
      Turma: 301, Turno: Vespertino, Nº: 06

      Excluir
    3. Atividades recebidas (Nota do primeiro bimestre (10,0)

      Excluir
  2. Não só a Sociologia, como a Filosofia, a História, a Geografia, todas as disciplinas são importantes para a sociedade. São elas que nos mostram a importância de tudo o que existe; os fatos marcantes que aconteceram e acontecem; a descoberta do mundo; as transformações que ocorreram e ainda ocorrem.
    A filosofia ajuda sobre o que parece óbvio desnuda o comum com a verdade, ela é imprescindível para a vida humana porque ajuda através da reflexão melhorar a vida, e nunca em atrapalhá-la

    Luís Fillype Costa, série 3º ano, turma 301

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeitamente meu caro Luis Filype... Diria ainda, que a filosofia é o start para o nascimento de todas as ciências... Assim que você enviar a atividade da página 406 do livro, estarei atribuindo a sua nota do primeiro bimestre...

      Excluir
  3. O vídeo começa com uma rápida introdução ao começo das civilizações e o começo da filosofia , falando sobre as localidades antigas , os primeiros avanços das civilizações , vai falando também sobre alguns fatores que fizeram a filosofia nascer na Grécia , no vídeo também são citados os mitos , que são narrativas que explicam situações e ocasiões da vida , citando o mito de Édipo , já numa outra parte começam a ser tratadas algumas questões filosóficas , é apresentada uma linha do tempo com vários filósofos e como as ideais de filosofia foram mudando com o tempo , é citado também como a Grécia era uma sociedade democrática em que seus assuntos eram tratados pelos homens onde suas opiniões podiam divergir , o assunto sobre alegorias é abordado , usando como exemplo mito da caverna explicando superficialmente o que seus personagens representariam , no decorrer do vídeo também são abordados assuntos em que a procura pelo saber , a procura em responder nossas duvidas também é parte da filosofia , e em tudo que fazemos quando nos questionamos , quando temos duvidas sobre pensamentos que temos , quando temos sede de conhecimento a filosofia sempre nos ajuda de alguma maneira , ela esta sempre presente no nosso cotidiano , em tudo podemos ver filosofia .

    Maria Letícia Brenda Sousa Do Carmo ,n°36, 3° Ano 301

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente análise jovem Maria Letícia... Notas sendo atribuidas... Depois que você enviar as respostas do exercício do livro (pag. 406)... Estarei atribuindo a sua nota do primeiro bimestre...

      Excluir
    2. Atividade da pagina:406
      1-arte que implicava na reconsideração do proposito,objetivo e dos métodos das artes plasticas e pictórica.
      2- Em 1912, era sua opinião que os artistas cujos trabalhos foram expostos estavam “tentando expressar de forma plástica e pictórica certas experiências espirituais”. “Por isso, os artistas não tentam imitar a forma, mas criar forma; não imitar a vida, mas encontrar um equivalente para a vida...”.
      3- No gosto próprio.
      4- Admirar, acima de tudo, a habilidade do artista.
      5- Sim, porque discussões desse tipo não tinham sido necessárias nos seiscentos anos anteriores da Arte Ocidental.
      Maria Letícia Brenda Sousa Do Carmo,n°36,3°Ano 301

      Excluir
  4. Esse vídeo é um excelente complemento para o que foi estudado em sala de aula , pois é muito bom aprendermos filosofia não somente na escola , durante o vídeo aprendi muito sobre filosofia , sobre sua origem , como os primeiros pensadores agiam e pensavam , ate um pouco de historia também , pois são citado o inicio das civilizações , alguns assuntos já havia visto em sala de aula mas aqui realmente se aprofundou , vi sobre mitos e alegorias , que são narrativas e situações que procuram soluções para os problemas dos seres humanos através de historias épicas , temas também como : o que é filosofia ? qual sua origem ? muito interessantes , e também como a filosofia esta presente no nosso dia a dia , pude perceber que quando nos questionamos sobre assuntos ali a filosofia esta presente , é uma coisa que esta presente em nos .

    Marinara Boaz , n°35 , 3° ano , 301

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, minha querida Marinara Boaz, fico muito contente em saber que o seu aproveitamento no que se refere ao nosso bate papo em sala de aula, foi o melhor possível... Penso que iremos construir bons debates em sala... CONTO COM A PARTICIPAÇÃO E EMPENHO DE VOCÊS...

      Assim que você enviar o exercício da página 406, do livro em questão, estarei atribuindo sua nota do primeiro bimestre...

      Excluir
    2. Atividade de filosofia da pagina:406
      1°Arte que implicava na reconsideração do propósito,objetivo e dos métodos das artes plasticas e pictórica.
      2°Estavam tentando expressar de forma plastica e pictórica certas experiencia espirituais.
      3°O gosto de um publico quer admiravam a habilidade do artista em produzir uma ilusão e que sentia pela rancos da arte.
      4°Admirar a habilidade e experiencia do artistas entre o 'belo' e o "feio".
      5°Sim,pois eles criaram um movimento que repercutiu muitas discussões na Arte Oriental.
      Aluna:Marinara Boaz Lima. Numero:37
      Turma:301?/ 3°

      Excluir
  5. Inicialmente o vídeo retrata um pouco da Grécia Antiga,palco de grande destaque da filosofia e de grandes filósofos.Mostra a relação automática entre sociologia e filosofia.A Grécia teve muitos motivos favoráveis para ser destaque na filosofia.Os mitos ,tal como o caso de Édipo,explica sobre o herói trágico nos revelando que estes mitos são como uma não verdade.A filosofia enquadra vários estudos tais como historia e sociologia mas não é filosofia.Além disso nos retrata da importância da filosofia.

    Eliane Rasec. Turma:300 Numero:09

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim de fato, caríssima Eliane Rasec, você poderia ter aprofundado um pouco mais a sua análise... Mas, assim que você enviar a exercício estarei atribuindo sua nota do primeiro bimestre...

      Excluir
  6. O Homem por natureza é muito curioso e questionador, era uma questão de tempo começar a refletir sobre o funcionamento da vida e do universo.
    Na Grécia Antiga alguns pensadores queriam descobrir a arché, ou seja, a substância primordial do universo e para isso recorriam à natureza, antes os fenômenos naturais eram explicados através de mitos, agora esses pensadores explicavam esses fenômenos de forma racional e argumentada da realidade. Cada filósofo tinha uma ideia do que era a arché do universo, por exemplo, para Heraclito era o fogo, para Tales de Mileto era água, entre outros. Esses são os primeiros filósofos, chamados de pré-socráticos.
    Depois surgiram os sofistas, que achavam que os jovens deveriam ser preparados para falar bem(retórica), mas estes não tinham compromisso com a verdade, o que vai contra a filosofia e tinham uma moral oportunista.
    Sócrates, um dos mais importantes filósofos, começa a pensar e refletir sobre o homem e o incitava a distinguir o justo do injusto e a agir corretamente, também fez várias críticas aos sofistas. Infelizmente ele foi acusado de corromper a juventude e não reconhecer os deuses daquela época e foi condenado a morte.
    A Grécia Antiga foi um momento especial para o desenvolvimento da filosofia, cada um desses filósofos cooperou para o avanço da humanidade e com seus questionamentos incentivaram grandes descobertas, hoje temos muito mais informações sobre o universo e a origem da vida do que antigamente, mas ainda há muitas dúvidas que estamos sempre tentando responder e com certeza quando estas forem respondidas, surgiram outras.

    Juliene Medeiros, nº26, 3ºano, 301.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente análise, caríssima Juliene Medeiros... Notas sendo atribuidas... Depois que você enviar as respostas do exercício do livro (pag. 406)... Estarei atribuindo a sua nota do primeiro bimestre...

      Espero continuar contando com as suas contribuições filosóficas...

      Um forte abraço

      Excluir
  7. C.E. Prof. Barjonas Lobão
    Aluno: Jefferson Yan nº 15 S/T: 300vesp.

    obs: respostas somente de algumas questões, pois não consegui realizar todas.

    Pag. 406

    2- Em 1912, era sua opinião que os artistas cujos trabalhos foram expostos estavam “tentando expressar de forma plástica e pictórica certas experiências espirituais”. “Por isso, os artistas não tentam imitar a forma, mas criar forma; não imitar a vida, mas encontrar um equivalente para a vida...”.
    3- No gosto próprio.
    4- Admirar, acima de tudo, a habilidade do artista.
    5- Sim, porque discussões desse tipo não tinham sido necessárias nos seiscentos anos anteriores da Arte Ocidental.
    Pag. 407
    1- Para Baumgarten, a estética é a perfeição e "a perfeição é a beleza" ao ver do gosto.
    2- Ter gosto é um julgamento do objeto estético sem preconceitos. Gosto musical, por roupas, etc.
    3- No objetivo, a beleza é conceituada em medida e na harmonia das partes, em relação com o todo, no subjetivo é seu sentimento que implica na valorização dada à algo.
    4- Kant afirma que o belo "é aquilo que agrada universalmente, ainda que não se possa justificá-lo intelectualmente”. Para ele, o objeto belo é uma ocasião de prazer, cuja causa reside no sujeito.
    5- Devido ao gosto subjetivo.
    6- A atitude contemplativa ocorre quando a pessoa se abre à arte, é justa e não põe restrições ao observar as obras. A desinteressada ocorre quando a pessoa sem mesmo conhecer os critérios usados na montagem da obra, a julga.
    9-
    estética em beleza, na arte(como citado no livro).
    11-
    Letra “e”.
    Elementos: “concreto armado” e “forma plástica”.
    Critérios: Estético.

    ResponderExcluir
  8. Exercício recebido, meu caro Jefferson Yan, notas sendo computadas, assim que você enviar o comentário sobre o vídeo, estarei atribuindo sua nota do primeiro bimestre...

    ResponderExcluir
  9. É muito interessante saber sobre filosofia, o quanto ela é importante para a nossa vida e nós nem percebemos. Diante desse vídeo e de sua explicação na sala de aula, percebi a grande importância que ela tem. Como disse a professora na explicação, filosofia não é mito, nem ciência, afinal não existe explicação concreta para definir o que é a Filosofia. Pois,filosofia não se resolve com contas, fórmulas, e sim, com a sabedoria, pensamento, criatividade de cada indivíduo... Danielle Santos Sudré, nº 09, turma 301

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Danielle Santos... Assim que você enviar as outras atividades, lanço sua primeira nota...

      Excluir
  10. Para entender o meio e a continuação da linha do tempo filosófico precisa-se entender o seu principio, ou seja, de onde ela veio. O vídeo acima no principio da sua linha aborda a Grécia, com suas localidades, seus avanços, e homens que deixaram grandes pensamentos e ensinamentos prontos para serem desvendados, repensados com explicações e reflexões diferenciados, por outros. E assim explica-se então que a filosofia nasce quando se começa a querer entender e desvendar os mitos, as religiões, o pensamentos humana, ou seja, a sociedade.

    Muito antes de grandes filósofos como Sócrates que é citado no vídeo, existiram outros, muitos outros, que tinham a curiosidade de entender o universo, assim como hoje nós como filósofos , pois devemos ir à busca do por que, buscamos entender e compreender a sociedade.

    É muito interresante e chama muita atenção quando se é relatado que Sócrates, Foi levado a julgamento por corromper os pensamentos dos jovens, isso por que os jovens não tinham o pensamento aguçado, ou seja, não tinham concepção, ideias, explicações, busca de um por que próprio, do qual hoje é possível de dizer que muito já conseguimos, mas falta mas, pois assim como antigamente, seguia-se os pensamentos de Sócrates, hoje muitos seguem outros pensamentos, deixando assim de exercer a filosofia que a buscas do querer saber o por que, como, a busca de sempre se buscar mas.

    Contudo a filosofia, é aquela que nos ensina, nos impulsiona, a buscar o porquê e a entender, por exemplo, o ser humano, cada matéria, por fim fica uma frase e o meu comentário individual dela vista pelo vídeo acima.

    “TUDO COMEÇA COM O SER HUMANO”- O nosso pensamento começa de ações e novas descobertas, que podem ser capazes de mudar um grupo, uma sociedade.

    Amanda Pereira Rodrigues nº02 3ºano, 301.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua análise foi bem interessante, por mais que, algumas partes do texto, o mesmo está um pouco truncado a exemplo: ''pois devemos ir à busca do por que, buscamos entender e compreender a sociedade'', ''(..)Sócrates, Foi levado a julgamento por corromper os pensamentos dos jovens'', (...)mas falta mas, pois assim como antigamente, seguia-se os pensamentos de Sócrates, hoje muitos seguem outros pensamentos, deixando assim de exercer a filosofia que a buscas do querer saber o por que, como, a busca de sempre se buscar mas''. Uma arrumadinha na redação destas partes destacadas e o seu texto ficará excelente. Mas, no geral as suas ideias condizem diretamente com aquilo que a filosofia debate... Fechando com chave de ouro sua ultima frase... Assim que você enviar as outras atividades, estarei fechando sua primeira nota.

      Excluir
    2. Vou enviar somente segunda feira por que não foi avisado na turma 301 que era pra fazer atividade do livro.E sim so o comentario do video
      Amanda Pereira

      Excluir
  11. Para entender o meio e a continuação da linha do tempo filosófico precisa-se entender o seu principio, ou seja, de onde ela veio. O vídeo acima no principio da sua linha aborda a Grécia, com suas localidades, seus avanços, e homens que deixaram grandes pensamentos e ensinamentos prontos para serem desvendados, repensados com explicações e reflexões diferenciados, por outros. E assim explica-se então que a filosofia nasce quando se começa a querer entender e desvendar os mitos, as religiões, o pensamentos humana, ou seja, a sociedade.

    Muito antes de grandes filósofos como Sócrates que é citado no vídeo, existiram outros, muitos outros, que tinham a curiosidade de entender o universo, assim como hoje nós como filósofos , pois devemos ir à busca do por que, buscamos entender e compreender a sociedade.

    É muito interresante e chama muita atenção quando se é relatado que Sócrates, Foi levado a julgamento por corromper os pensamentos dos jovens, isso por que os jovens não tinham o pensamento aguçado, ou seja, não tinham concepção, ideias, explicações, busca de um por que próprio, do qual hoje é possível de dizer que muito já conseguimos, mas falta mas, pois assim como antigamente, seguia-se os pensamentos de Sócrates, hoje muitos seguem outros pensamentos, deixando assim de exercer a filosofia que a buscas do querer saber o por que, como, a busca de sempre se buscar mas.

    Contudo a filosofia, é aquela que nos ensina, nos impulsiona, a buscar o porquê e a entender, por exemplo, o ser humano, cada matéria, por fim. fica uma frase e o meu comentário individual dela vista pelo vídeo acima.

    “TUDO COMEÇA COM O SER HUMANO”- O nosso pensamento começa de ações e novas descobertas, que podem ser capazes de mudar um grupo, uma sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para entender o meio e a continuação da linha do tempo filosófico precisa-se entender o seu principio, ou seja, de onde ela veio. O vídeo acima no principio da sua linha aborda a Grécia, com suas localidades, seus avanços, e homens que deixaram grandes pensamentos e ensinamentos prontos para serem desvendados, repensados com explicações e reflexões diferenciados, por outros. E assim explica-se então que a filosofia nasce quando se começa a querer entender e desvendar os mitos, as religiões, o pensamentos humana, ou seja, a sociedade.

      Muito antes de grandes filósofos como Sócrates que é citado no vídeo, existiram outros, muitos outros, que tinham a curiosidade de entender o universo, assim como hoje nós como filósofos , pois devemos ir à busca do por que, buscamos entender e compreender a sociedade.
      É muito interresante e chama muita atenção quando se é relatado que Sócrates, Foi levado a julgamento por corromper os pensamentos dos jovens, isso por que os jovens não tinham o pensamento aguçado, ou seja, não tinham concepção, ideias, explicações, busca de um por que próprio, do qual hoje é possível de dizer que muito já conseguimos, mas falta mas, pois assim como antigamente, seguia-se os pensamentos de Sócrates, hoje muitos seguem outros pensamentos, deixando assim de exercer a filosofia que a buscas do querer saber o por que, como, a busca de sempre se buscar mas.

      Contudo a filosofia, é aquela que nos ensina, nos impulsiona, a buscar o porquê e a entender, por exemplo, o ser humano, cada matéria, por fim fica uma frase e o meu comentário individual dela vista pelo vídeo acima.

      “TUDO COMEÇA COM O SER HUMANO”- O nosso pensamento começa de ações e novas descobertas, que podem ser capazes de mudar um grupo, uma sociedade.

      Amanda pereira Rodrigues n: 2 301 3ano

      Excluir
  12. Achei o vídeo muito interessante pois ele nos mostra realmente o que é a filosofia sua historia nos antepassados e dando há firmações, muito importantes de como há filosofia nasceu na Grécia e nos informa que há filosofia da Grécia conseguiu alcançar metas que já mais outros países conseguiram, apresentando problemas antigos que eram tratados pelos homens em uma Grécia antiga.E com o vídeo aprendi muito sobre filosofia , sobre sua origem , como os primeiros pensadores agiam e pensavam , ate um pouco de historia também , pois são citado o inicio das civilizações.

    Jordan Felipe Farias Ferreira |Ano:3º - Turma:301 - Nº:24|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok... Apenas algumas correções em sua redação:

      ''Achei o vídeo muito interessante, pois, ele nos mostra realmente o que é a filosofia, sua historia nos antepassados e dando afirmações muito importantes de como a filosofia nasceu na Grécia. Nos informando ainda que a filosofia da Grécia conseguiu alcançar metas que jamais outros países conseguiram. Apresentando problemas antigos que eram tratados pelos homens da Grécia antiga. E com o vídeo aprendi muito sobre filosofia , sobre sua origem , como os primeiros pensadores agiam e pensavam , ate um pouco de historia também , pois são citado o inicio das civilizações.''

      Assim que enviares as outras atividades, estarei atribuindo sua primeira nota...

      Excluir
  13. C.E. Prof. Barjonas Lobão
    Aluno: Antonio Breno Nº 03 T: 300 vesp.

    Pag – 406
    2 - Em 1912, os artistas cujos trabalhos foram expostos estavam tentando expressar de forma plástica e pictórica certas experiências espirituais. Por isso, os artistas não tentam imitar a forma, mas criar forma; não imitar a vida, mas encontrar um equivalente para a vida.
    3 – O gosto que cada pessoa tinha.
    4 – Olhar o que os artistas faziam.
    5 – Sim, pois não teve discussões nos anos da Arte Ocidental.
    Pag – 407
    1 – Porque a estética esta ligado e a belesa ao bem estar.
    2 - Ter opinião própria, personalidade, defender sua auto-estima por meio de suas preferências. Gosto se baseia em satisfação pessoal, é uma característica que nos faz exclusivos.
    3 – Objetivo: conceituada em harmonia, com os outros. Subjetivo: o valor que da a alguma coisa.
    4 - Kant afirma que o belo "é aquilo que agrada universalmente, ainda que não se possa justificá-lo intelectualmente”. Para ele, o objeto belo é uma ocasião de prazer, cuja causa reside no sujeito.
    5 – Devido ao gosto subjetivo
    6 – Contemplativa, quanto a pessoa sabe admirar a arte e desinteressada, as pessoas que nem ver as obras não conhece e fala mal.
    9 – Estética na arte.
    11-
    Letra “E”.
    Elementos: “concreto armado” e “forma plástica”.
    Critérios: Estético.

    ResponderExcluir
  14. Ativades recebidas, assim que enviares o comentário sobre o vídeo estarei fechando sua primeira nota...

    Correção: Você colocou belesa (Correto: BELEZA)

    ResponderExcluir
  15. Escola: C. E. Prof. Barjonas Lobão
    Aluno(a): Antônia Cleia nº 04 turma: 301

    Comentário do vídeo
    Neste vídeo mostra um pouco da história da Grécia Antiga, dos mitos, das lendas e da cultura.
    Cita comentários sobre os avanços da ciência. É importante falar dos grandes filósofos como vimos no vídeo como Platão, Sócrates, Aristóteles e dentre outros.
    Sócrates cita em seu livro “Apologia” uma frase que me chamou muito a atenção e me fez refletir.
    “Só sei que nada sei”.
    Filosofia é pensar, é refletir, é ter dúvida, é desconfiar dos outros, é o amor ao saber. A filosofia e o filósofo indagam a natureza íntima de todas as coisas. É uma arte de interrogação. É um jogo que lhe faz pensar livremente.
    Para concluir deixo a seguinte frase:
    “Enquanto nós filósofos temos que conviver com a solidão”.

    Exercício pág. 406

    1) De que tipo de arte o povo inglês gostava no início do século XX?
    Eles gostavam da reconsideração do propósito, objetivo e dos métodos das artes plásticas e pictórica. Como o cubismo.

    2) Que tipo de arte foi apresentado na exposição de 1912?
    Em 1912 tentando expressar de forma plástica e pictórica certas experiências espirituais.

    3) As acusações feitas pelo público de “falta de jeito e incapacidade” dos artistas revelam que o julgamento baseava-se em que tipo de gosto?
    Era um gosto que expressava sentimento por ex.: eles admiram acima de tudo, a habilidade do artista em produzir uma ilusão e que sentia rancor da arte na qual essa habilidade estava completamente subordinada à expressão direta do sentimento.

    4) Que atitude seria necessária, por parte do público, para que seu gosto fosse educado?
    Eles teriam que provar que o artista sabia desenhar, se ele assim o desejasse e que o artista fosse sincero.

    5) Houve uma revolução estética com essa exposição? Por quê?
    Com certeza! Porque eles criaram formas para que o público tivesse uma experiência estética, e uma experiência de vida.

    Escola: C. E. Prof. Barjonas Lobão
    Antônia Cleia nº 04 turma: 301

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atividades recebidas, para fechar sua nota 10,0 você poderá enviar ainda o exercício da página 407. Mas, isto fica a seu critério, posso fechar sua nota só com as duas atividades, se assim você preferir... OK? Abraço

      Excluir
  16. Prof°a atividade do livro está com a supervisão da escola!!!
    Danielle Santos 301 nº09

    ResponderExcluir
  17. Bom, o vídeo acima tem como base desvendar os mistérios que envolvem o tema 'mito'. Começa citando as civilizações, as novas tecnologias da época... Percebe-se que muitos filósofos se empenham pra nos esclarecer grandes perguntas, tais como: O que é o mito? Quais suas funções ? etc... Como já foi dito em sala de aula, a função dos mitos é explicar os fenômenos da natureza. Então são criados deuses ( Zeus, Poxidan,Hades...) afim de que explicações a respeito do mesmo sejam mais claras e precisas.
    O vídeo diz respeito aos Pré-Socráticos que tinham como base a RAZÃO são alguns deles: Pitágoras, Tates, Arquin, Anaximenes. Anaximandro e Empédoches, os Sofistas onde sua preocupação era educar com a economia, ou seja, por interesse tendo como exemplo Sócrates e Platão. Sócrates baseava-se nas virtudes, verdades, justiça entre outros. Já Platão reconhecido como o percursor da reencarnação era o 'mundo sensível' X 'Inteligível'. Outros filósofos são citados também, tais como Aristóteles que para ele o homem é um ser politico e Rousseau que tal entendia que homem nasce bom, porém, a sociedade o corrompe, Hobbes... enfim, na minha concepção a Filosofia tenta nos aproximar da verdade independentemente de quais meios ela precise pra provar tal certeza.

    Aluna: Yasmin Gama Gonçalves / Nº 48/ Sala: 301
    OBS: A outra atividade (do livro) se encontra com a supervisão da escola!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Yasmim Gama, as outras atividades estarei pegando amanhã. Só algumas correções no que você escreveu.

      Os 3 principais deuses da mitologia grega (Zeus, Poseidon e Hades)

      Pré-socráticos (Pitágoras, Tales, Anaximenes, Anaximandro, Empédocles, entre outros como Heráclito, Parmênides, etc.

      A preocupação central delas é por uma arqué (Princípio, origem), observando a Physis (Natureza).

      Sócrates e Platão não são sofistas como você os colocou como exemplos de sofistaa, na verdade eles são criticos dos sofistas.

      Boas férias.

      Excluir
  18. 4 - Kant afirma que o belo "é aquilo que agrada universalmente, ainda que não se possa justificá-lo intelectualmente”. Para ele, o objeto belo é uma ocasião de prazer, cuja causa reside no sujeito.
    5 – Devido ao gosto subjetivo
    6 – Contemplativa, quanto a pessoa sabe admirar a arte e desinteressada, as pessoas que nem ver as obras não conhece e fala mal.
    9 – Estética na arte.
    11-
    Letra “E”.
    Elementos: “concreto armado” e “forma plástica”.
    Critérios: Estético.

    C.E. Prof. Barjonas Lobão
    aluno: Natanael Almeida carvalho
    t:300 nº33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Natanael Almeida, assim que você enviar seu comentário sobre o vídeo, estarei definindo sua primeira nota...

      Excluir
  19. 4 - Kant afirma que o belo "é aquilo que agrada universalmente, ainda que não se possa justificá-lo intelectualmente”. Para ele, o objeto belo é uma ocasião de prazer, cuja causa reside no sujeito.
    5 – Devido ao gosto subjetivo
    6 – Contemplativa, quanto a pessoa sabe admirar a arte e desinteressada, as pessoas que nem ver as obras não conhece e fala mal.
    9 – Estética na arte.
    11-
    Letra “E”.
    Elementos: “concreto armado” e “forma plástica”.
    Critérios: Estético.

    Escola: C.E.Prof. Barjonas Lobão
    Aluno:Natanael Almeida Carvalho t:300 nº33

    ResponderExcluir
  20. O vídeo o ser começa explicando a Filosofia e a Sociologia.A História da humanidade,Transformações do mundo e a Filosofia na vida do ser humano.
    Fala de como surgi a Filosofia e onde surgiu,mostra que foi na Grécia destacando os fatores pra isso,um deles é que ela está situada entre o Ocidente e o Oriente dentre outros aspectos.
    A Filosofia ela busca estudar os problemas relacionados a existência,a verdade,o conhecimento,valores morais e estéticos.Diferenciando se das outras matérias por usar argumentos racionais.Uma matéria muito interessante diria,pois nos faz mergulhar junto á ela em o que posso chamar de "mundo paralelo" onde vamos a procura das coisas pelas causas,pelas razões......esse é meu entendimento do vídeo e da Filosofia.

    Andreane Silva Nascimento n-03 turma-301

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Andreane Silva, estarei pegando a atividade amanhã e assim te atribuindo a primeira nota bimestral.

      Boas férias...

      Excluir
  21. 0bs: Fiz as atividades escrita,está entregue a supervisora Angélica....
    Andreane n-03 turma 301

    ResponderExcluir
  22. Juliene Medeiros nº26 turma: 301

    Pág. 406:

    1 - Do tipo que implicava na reconsideração do propósito, objetivo e dos métodos das artes plásticas e pictórica.
    2 - uma arte que tentava expressar de forma plástica e pictórica certas experiências espirituais.
    3 - O público admirava, acima de tudo, a habilidade do artista em produzir uma ilusão e que sentia rancor da arte na qual essa habilidade estava completamente subordinada à expressão direta do sentimento.
    4 - Que tentassem compreender o que o artista queria expressar com sua arte.
    5 - Sim, eles criaram um novo movimento de arte e provocaram discussões que não tinham sido necessárias nos seiscentos anos anteriores da Arte Ocidental.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Juliene Medeiros, atividade recebida... Sua já nota atribuida (10,0)

      Boas Férias!

      Excluir
  23. eles criaram um novo movimento de arte e provocaram discussões que não tinham sido necessárias nos seiscentos anos anteriores da Arte Ocidental.
    O artista tinha muita abilidade!
    muito bom o video, valeu Professor
    José Yago n° 25 Turma 301 vespertino

    ResponderExcluir
  24. O que vem a ser isto fera? É uma das questões do livro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi mal professor eu confundi aki!

      O video fala da filosofia e da sociologia, fala da historia do homem e de suas transformações.
      Fala do surgimento da filosofia, que foi destacada na Grécia.
      A Filosofia estuda tudo que está relacionado a existencia desde os tempos anitgos até os dias de hoje. E uma matéria muito interresante, faz nossa cabeça viajar pensando se isso existe mesmo? Será que e verdade?
      E isso e muito massa
      José Yago N° 25 Turma 301 V

      Excluir
    2. Ok meu caro José Yago, comeentário recebido... E as atividades do livro, peguei lá na escola e vi que você não deixou a sua... Você vai enviar por aqui ainda mesmo?

      Excluir
    3. vou mais ainda ta faltando terminar

      Excluir
  25. C.E.PROF.BARJONAS LOBÃO
    NOME:MILAINE KARLA
    N:31 TURMA:300

    ATIVIDADE PAG:406
    1)Pós-impressionista
    2)Estavam tentando expressar de forma plástica e pictórica certas experiências espirituais.
    3)Acusações de falta de jeito e incapacidade foram feitas livremente' pelo público que tinha vindo para admirar,acima de tudo,a habilidade do artista em produzir uma ilusão e que sentia rancor da arte na qual essa habilidade estava completamente subordinada a expressão direta do sentimento.
    4)Os artistas 'não tentam imitar a forma;não imitar a vida,mas encontrar um equivalente para a vida...Na verdade,seu objetivo não é a ilusão mas a realidade.
    5)Sim,porque o público Inglês tiveram plena consciência da existência de um novo movimento em arte.

    PAG:407
    1)Referia-se à cognição por meio dos sentidos,ou seja,o conhecimento sensível.Mais tarde,passou a usar o termo com referência à percepção da beleza,especialmente na arte.
    2)Cada pessoa tem um gosto diferente. Ex:Uma pessoa gosta de cozinhar e tem outras que não.
    3)Os filósofos tentaram fundamentar a objetividade da arte e da beleza.Para Platão,a beleza é a única ideia que resplandece no mundo.Se,por um lado,ele reconhece o caráter sensível do belo,por outro,continua a afirmar sua essência ideal,objetiva.Há a possibilidade de universalização desse juízo,poia as condições subjetivas da faculdade de julgar são as mesmas em cada ser humano.
    4)Kant,na tentativa de superar a dualidade objetividade-subjetividade,debruça-se sobre os julgamentos estéticos,ou de beleza,e não sobre a experiência estética.Afirma que o belo é "aquilo que agrada universalmente,ainda que não se possa justificá-lo intelectualmente".Para ele,o objeto belo é uma ocasião de prazer,cuja causa reside no sujeito.O princípio do juízo estético,portanto,é o sentimento do sujeito,e não o conceito do objeto.Entretanto,esse sentimento é despertado pela presença do objeto.
    5) Devido ao gosto subjetivo
    6) A atitude contemplativa ocorre quando a pessoa se abre à arte, é justa e não põe restrições ao observar as obras. A desinteressada ocorre quando a pessoa sem mesmo conhecer os critérios usados na montagem da obra, a julga.
    9) Estética na arte.
    11)Letra “e”.
    Elementos: “concreto armado” e “forma plástica”.
    Critérios: Estético.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atividades recebidas MILAINE KARLA, faltando apenas o comentário sobre o vídeo para eu poder lançar sua nota...

      Excluir
  26. Professor gostaria de saber o porque de os alunos que não estão utilizando o blog para responder a atividade da pág. 406 e 407 não farão o comentário sobre o vídeo, sendo que nós temos de fazer os dois.
    obs: aguardo resposta pois se puder atribuir a nota apenas pela atividade, gostaria que a mesma fosse atribuída.
    Aluno: Jefferson Yan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde meu caro Jeferson Yan, o comentário sobre o vídeo vale (1,5), as atividades valem (8,5), portanto, quem não está postando o comentário sobre, vai ficar no máximo com (8,5)... Mas, tudo bem posso fechar sua nota sim, se assim você quiser... Ok?

      Excluir
    2. pode fechar sim professor, obrigado.

      Excluir
  27. Escola: C. E. Prof. Barjonas Lobão
    Aluno(a): Antonio Breno Nº 03 Turma: 300

    O video fala da filosofia e da sociologia, fala da historia do homem, e suas transformações. Mostra a historia da Grecia Antiga, das lendas e da cultura.
    Fala do avanço da ciência, cita os grandes filósofos como, Sócrates, Platão, Aristóteles e vários outros filósofos. Uma das frases mais famosas entre os filósofos foi dita por Sócrates, “Só sei que nada sei”.
    Com o video aprendi que a filosofia é pensar, refletir as idéias e debater suas ensinamentos. A filosofia nos faz buscar respostas, buscas os porquês para tudo que a vida nos ensina.

    OBS: A atividade ja postei no site, estou entregando agora o comentario sobre o video.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Antonio Breno, atividades recebidas... Sua nota foi encerrada (Primeiro bimestre - 10,0)

      Boas Férias...

      Excluir
  28. O vídeo explica sobre o início da Filosofia, que foi na Grécia. Explica também o porque ter sido na Grécia e não em outros países. Tanto o vídeo, quanto a aula explicada na sala, me fizeram perceber a importância da Filosofia na nossa vida. As transformações que ocorreram e ainda ocorrem no nosso dia a dia. Mostra como era a cultura, as hstórias da Grécia. Aprendi a valorizar mais a Filosofia, pois ela é muito importante para a nossa vida, e nem percebemos que ela está ligada ao nosso dia a dia.

    Edna Bel Silva Silva, nº 14, Turma: 301

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recebido, porém, a sua nota foi baixa em função de você não ter feito as atividades...

      Excluir
  29. A sociologia, a filosofia, a história,a geografia, a biologia, enfim, todas as disciplinas tem papel fundamental para a sociedade. Elas nos dizem tudo o que precisamos saber (ou quase tudo) para podermos entender o que aconteceu ou o que ainda irá acontecer, fatos marcantes, acontecimentos que até nos nos faz pensar de que poderia ser diferente,o porque das guerras, pra que criaram os mitos,se as previsões concretizaram-se ou irão se concretizar entre outras questões.
    A Filosofia nos ajuda a encontrar respostas para perguntas do tipo: o que é real e o que não é?, o que é ilusão?, como sabemos o que real?, entre outras perguntas que foram feitas e que ainda serão,é nessa hora que a filosofia nos ajuda a encontrar as respostas que precisamos. A Filosofia é fundamental para o nosso conhecimento, pois sem ela ficaríamos "perdidos", até porque ela é imprescindível para nossa reflexão!
    Aluno: Jonas Rodrigo, N° 16 T- 300 V

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário recebido... Porém, sua nota será baixa em função de não ter feito as atividades propostas pelo livro...

      Excluir
  30. C.E.Prof. Barjonas Lobao
    Nome:Jonathan Martins Numero:17 Sala:300

    ATIVIDADE PAG:406
    1)Pós-impressionista
    2)Estavam tentando expressar de forma plástica e pictórica certas experiências espirituais.
    3)Acusações de falta de jeito e incapacidade foram feitas livremente' pelo público que tinha vindo para admirar,acima de tudo,a habilidade do artista em produzir uma ilusão e que sentia rancor da arte na qual essa habilidade estava completamente subordinada a expressão direta do sentimento.
    4)Os artistas 'não tentam imitar a forma;não imitar a vida,mas encontrar um equivalente para a vida...Na verdade,seu objetivo não é a ilusão mas a realidade.
    5)Sim,porque o público Inglês tiveram plena consciência da existência de um novo movimento em arte.

    PAG:407
    1)Referia-se à cognição por meio dos sentidos,ou seja,o conhecimento sensível.Mais tarde,passou a usar o termo com referência à percepção da beleza,especialmente na arte.
    2)Cada pessoa tem um gosto diferente. Ex:Uma pessoa gosta de cozinhar e tem outras que não.
    3)Os filósofos tentaram fundamentar a objetividade da arte e da beleza.Para Platão,a beleza é a única ideia que resplandece no mundo.Se,por um lado,ele reconhece o caráter sensível do belo,por outro,continua a afirmar sua essência ideal,objetiva.Há a possibilidade de universalização desse juízo,poia as condições subjetivas da faculdade de julgar são as mesmas em cada ser humano.
    4)Kant,na tentativa de superar a dualidade objetividade-subjetividade,debruça-se sobre os julgamentos estéticos,ou de beleza,e não sobre a experiência estética.Afirma que o belo é "aquilo que agrada universalmente,ainda que não se possa justificá-lo intelectualmente".Para ele,o objeto belo é uma ocasião de prazer,cuja causa reside no sujeito.O princípio do juízo estético,portanto,é o sentimento do sujeito,e não o conceito do objeto.Entretanto,esse sentimento é despertado pela presença do objeto.
    5) Devido ao gosto subjetivo
    6) A atitude contemplativa ocorre quando a pessoa se abre à arte, é justa e não põe restrições ao observar as obras. A desinteressada ocorre quando a pessoa sem mesmo conhecer os critérios usados na montagem da obra, a julga.
    9) Estética na arte.
    11)Letra “e”.
    Elementos: “concreto armado” e “forma plástica”.
    Critérios: Estético.

    ResponderExcluir
  31. Respostas do livro, página 406
    01) Eles gostavam da arte com valores estéticos, além de que tinha que ter uma certa beleza.
    02) De forma que tentasse explicar a forma plástica e pictórica de experiências espirituais
    03) Acusações de falta de jeito e incapacidade foram feitas livremente pelo público que tinha vindo para admirar,acima de tudo,a habilidade do artista em produzir uma ilusão e que sentia rancor da arte na qual essa habilidade estava completamente subordinada a expressão direta do sentimento.
    04) A realidade era o fator principal, encontrar algo que equivalesse a vida. A retratação da realidade era de maneira totalmente fiel a ela(realidade) e quando o artista não seguia esse padrão,principalmente quando a arte não era "bela" o público não considerava como tal.
    05) Sim. Eles criaram um novo movimento que repercutiu muitas discussões na Arte Ocidental.

    Respostas Página 407
    01) Porque a estética está ligada e a beleza ao bem estar.
    02) Ter opinião própria, personalidade, defender sua auto-estima por meio de suas preferências. Gosto se baseia em satisfação pessoal, é uma característica que nos faz exclusivos, nos faz diferentes.
    03) Subjetivo: Que é individual,válido para cada sujeito; baseado em valores, preferências, limites e possibilidades;
    Objetivo: O que tem validade para todos os indivíduos, não somente para este ou aquele; diz-se o conhecimento que é fundado sobre a observação do objeto.
    04) Kant,na tentativa de superar a dualidade objetividade-subjetividade,debruça-se sobre os julgamentos estéticos,ou de beleza,e não sobre a experiência estética.Afirma que o belo é "aquilo que agrada universalmente,ainda que não se possa justificá-lo intelectualmente".Para ele,o objeto belo é uma ocasião de prazer,cuja causa reside no sujeito.O princípio do juízo estético,portanto,é o sentimento do sujeito,e não o conceito do objeto.Entretanto,esse sentimento é despertado pela presença do objeto.
    05) Porque cada objeto singular estabelece seu próprio tipo de beleza. Como o belo é um objeto singular, sensível, carrega um significado que só se percebe na experiência estética, onde não existe a ideia de um único valor estético.
    06) A contemplação não se opõe À ação:ao contrário, ela é também uma açã,pois é percepção ativa que envolve a antecipação e a reconstrução.
    07-A)Ele representa um desenho humorístico, onde a personagem é considerada "feia".
    B) a obra é ligada ao bom senso, á questão da oposição da realidade, pois para ser modelo é preciso ser bela e magra. E não feia e gorda.
    C) Sim, pois as modelos são lindas e ele fez um desenho com modelo "feia".
    D) A relação do lado belo e feio. A exigência para ser belo que existe em algumas profissões, como por exemplo, a carreira de modelo.
    08) 1. Quer dizer que uma reprodução, quer seja uma obra de arte, ou um texto, um poema,teria que ser belo, natural assim como a beleza e a pureza da natureza e não reproduzir o que vemos, pois estas não podem ser o que parecem.
    2. 2) A beleza exige perfeição, onde não se permite defeitos, erros. Para ser belo, tem que ser impecável, bonito, perfeito, e por último, ser claro ou verdadeiro, que essas mesmas, são as verdadeiras belezas.
    09) Estética pode se dizer,como estilo. EX:. 'Eu gosto de música eletrônica, já você de funk, eu sou do estilo baladeiro e você roqueiro"
    10) Nada é belo de foto, pelo menos para algumas pessoas, mas para outras a questão da beleza conta bastante, pois estar com alguém belo(a) é bem empolgante, mas também tem aquela questão do tipo quando amamos uma pessoa não vemos defeito algum, mesmo que esta esteja coberta, então a questão do belo é muito relativa.
    11) Alternativa E:
    Elementos: concreto armado e forma plástica.
    Critérios: Estético.
    Aluno: Jonas Rodrigo N°16 T-300 Vesp.

    ResponderExcluir
  32. Pagina 406.
    Aluna: Amanda Pereira Rodrigues,nº02 Turma: 301.

    1.O povo inglês gostava da arte pós-impressionista, um movimento reconsiderado de propósitos, objetivos e de métodos das artes plásticas e pictórica.

    2.Foi apresentada uma arte que expressava de forma direta os sentimentos, uma arte que tentava expressar de forma plástica e pictórica certas experiências espirituais.

    3.O gosto, de um publico que admirava a habilidade do artista em produzir uma ilusão e que sentia pela rancor da arte.

    4.Que buscassem sentir, e entender aquilo que o artista queria expressar através dos trabalhos apresentados.

    5.Sim, pois eles apresentaram uma nova forma de se expressar através da arte,um novo movimentos,discussões desse tipo não tinham sido necessárias nos seiscentos anos anteriores da Arte Ocidental.

    ResponderExcluir
  33. Desculpa ai professor :/ yasmin gama

    ResponderExcluir
  34. o video esta falando da filosofia e da sociologia tambem da historia do homem e de suas transformações.
    Fala do surgimento da filosofia, que foi destacada na Grécia.
    A Filosofia estuda tudo que está relacionado a existencia desde os tempos anitgos até os dias de hoje, Fala do avanço da ciência, cita os grandes filósofos como,Arístoteles Sócrates, Platão,e outros.E com esse vídeo aprendi um pouco sobre sobre filosofia , sobre sua origem , como eram as ações dos primeiros pensadores.



    aluno: Natanael Almeida Carvalho
    C.E Profª Barjonas Lobão
    nª 33 t:300
    professor o comentario sobre a atividade ja foi postado acima

    ResponderExcluir
  35. Gizelly da Conceição Soares
    nº 20 sala-301
    C.E Profº Barjona Lobão
    ATIVIDADE DE FILOSOFIA
    Página 406
    1 – R – Arquitetura da destruição, roteiro turistico, apostila recreativa.
    2 – R – Seu objetivo não é a ilusão mas a realidade. Para fazer isso, era importante, tipicamente, provar duas coisas: que o artista sabia desenhar, se ele assim o desejasse, de maneira que o trabalho em pauta não fosse considerado sob a luz do que ja nao sabe e que o artista fosse sincero, discuções desse tipo não tenham sido necessarias nos seiscentos anos anteriores de arte ocidental.
    3 – R – A habilidade do artista em produzir uma ilusão e que sentia rancor da arte na qual essa habilidade estava completamente subordinador á expressão direta do sentimento .
    4 – R – Habilidade e experiência.

    Pagina 407
    1 - R - Para Platão, o belo é o bem, a verdade, a perfeição, existe em si mesma,apartada do mundo sensível,residindo,portanto no mundo das ideias. A ideia suprema da beleza pode determinar o que seja mais ou menos belo.
    2 – R- É ter uma referencia arbitrária em relação a algo que agrada ou desagrada!
    3 – R- Objetivo de beleza - O que tem validade para todos os individuos não somente para estes oou aqueles diz-se do conhecimento que é fundado sobre a observação do objeto.
    Objetivo de subjetivo – que individual, válido para cada sujeito, baseado em valores, preferencias limitese possibilidades individuais.
    4 – R - Afirmar que éo belo é “aquilo que agrada universalmente, ainda que não se possa justifica-la intelectualmente “. Para ele o objeto belo é um ocasião de prazer cuja causa reside do sujeito.
    5 –R- Porque não há apenas uma ideia em relação ao valor estético a quantidade de objetos através dos tempos reflete essa mudança. Pois a necessiadade e o desejo esteticosupera os objetivos de valores divessificados.
    6 – R- A aparencia decorativa de todas as composições trabalha a arte , entretando é a percepção ativa que envolve asformas, cores e tonalidades. O interesse se volta a todas esses aspectos formais de obra que contribuem para que possam fazer uma leitura de seus significados. O sentindo prático é imediato de entender e um efeito que atribui o gosto e o determinado fim ou alvo.

    ResponderExcluir
  36. PG:406 ( 01) R: Eles gostavam da arte com valores estéticos, além de que tinha que ter uma certa beleza.
    2)Estavam tentando expressar de forma plástica e pictórica certas experiências espirituais.
    3)Acusações de falta de jeito e incapacidade foram feitas livremente' pelo público que tinha vindo para admirar,acima de tudo,a habilidade do artista em produzir uma ilusão e que sentia rancor da arte na qual essa habilidade estava completamente subordinada a expressão direta do sentimento.
    4)Os artistas 'não tentam imitar a forma;não imitar a vida,mas encontrar um equivalente para a vida...Na verdade,seu objetivo não é a ilusão mas a realidade.
    5)Sim,porque o público Inglês tiveram plena consciência da existência de um novo movimento em arte.

    Página 407
    01- Porque a estética sempre esteve ligada a questão da beleza. De acordo com Baumgarten, a beleza estética liga-se a perfeição, pois a medida que se observam a aparência, a estética da pessoa, acabam se definindo se é belo ou não.
    02- Ter gosto é ter capacidade de julgamento sem preconceitos. É a própria presença da obra de arte que forma o gosto e que supera as particularidades da subjetividade. Exemplo: ter gosto é você ter opnião própria, é gostar de algo, defender, ajudar, amar, mesmo que as outras pessoas não gostem ou sejem contra, o que importa é que você gosta.
    03- Conceito Objetivo: o que tem validade para todos os indivíduos, não somente para este ou aquele; diz- se do conhecimento que é fundado sobre a observação do objeto.
    Conceito Subjetivo: o que é individual, válido para cada sujeito; baseado em valores, preferências, limites e possibilidades indivíduos.
    04- Kant debruçou-se sobre os julgamentos estéticos, ou de beleza, e não sobre a experiência estética. Ele afirmou que o belo é aquilo que agrada universalmente, ainda que não se possa justificá-lo intelectualmente.
    05- Porque cada objeto singular estabelece seu próprio tipo de beleza. Como o belo é um objeto singular, sensível, carrega um significado que só se percebe na experiência estética, onde não existe a ideia de um único valor estético.
    06- A atitude contemplativa ocorre quando a pessoa se refere à arte, é justa e não põe limites ao observar as obras. A desinteressada ocorre quando a pessoa julga a obra de arte, mesmo sem mesmo conhece-la.
    07- a) Ele representa um desenho humorístico, onde a personagem é considerada "feia".
    b) a obra é ligada ao bom senso, á questão da oposição da realidade, pois para ser modelo é preciso ser bela e magra. E não feia e gorda.
    c) Sim, pois as modelos são lindas e ele fez um desenho com modelo "feia".
    d) A relação do lado belo e feio. A exigência para ser belo que existe em algumas profissões, como por exemplo, a carreira de modelo.
    08- 1) A perfeição exige que não se tenha erros ou defeitos, e sim que seje perfeito. Como nada é perfeito, a perfeição não é ligada totalmente a realidade.
    2) A beleza exige perfeição, onde não se permite defeitos, erros. Para ser belo, tem que ser impecável, bonito, perfeito, e por último, ser claro ou verdadeiro, que essas sm, são as verdadeiras belezas.
    09- Bonito, lidno, charmoso: aquela pessoa que você acha bonito, que te atrae, que você tem vontade de beijar, abraçar...
    Feio, horroroso: aquela pessoa que por mais que todos achem bonito, lindo, você acha ridículo.
    10- Nada é realmente belo, pois pode ser bonito ou belo para uns e "feio" para outros. Quando gostamos de algo ou de alguém, não vemos nenhum defeito, por mais grave que seje. Pode ser acima do peso, pequeno, grande, alto, baixo, branco, negro, o que importa é que você sempre o verá belo e perfeito. O que vale é você amar, respeitar, gostar da pessoa como ela é e não se importar com que os outros vão dizer, pois essa pessoa nunca será belo para todos. Até mesmo porque é como dizem: A BELEZA NÃO ESTA NOS OLHOS DE QUEM SE VÊ, MAS SIM DE QUEM SE SENTE.
    11- Alternativa E:
    Elementos: concreto armado e forma plástica.
    Critérios: Estético.


    Kellyanne costa souza N°22 turma:300

    ResponderExcluir
  37. C.E.Prof. Barjonas Lobão
    Nome: Thamyres Rodrigues Turma: 300 N° 42

    Respostas do livro, página 406

    01) Eles gostavam da arte com valores estéticos, pós-impressionista e alem disso a obra também deveria ter certa beleza.
    02) Em 1912, era sua opinião que os artistas cujos trabalhos foram expostos estavam “tentando expressar de forma plástica e pictórica certas experiências espirituais”. “Por isso, os artistas não tentam imitar a forma, mas criar forma; não imitar a vida, mas encontrar um equivalente para a vida...”.
    03) No seu próprio gosto.
    04) Admirar as habilidade do artista, e que pelo menos tentasse compreender o que o artista queria expressar com sua arte.
    05) Sim, criaram um novo movimento que repercutiu muitas discussões na Arte Ocidental.

    Respostas Página 407

    1) Referia-se à cognição por meio dos sentidos,ou seja,o conhecimento sensível.Mais tarde,passou a usar o termo com referência à percepção da beleza,especialmente na arte.
    2) É ter uma referencia arbitrária em relação a algo que agrada ou desagrada, por exemplo, Ter opinião própria, personalidade.
    3) Conceito Objetivo: o que tem validade para todos os indivíduos, não somente para este ou aquele; diz- se do conhecimento que é fundado sobre a observação do objeto.
    Conceito Subjetivo: o que é individual, válido para cada sujeito; baseado em valores, preferências, limites e possibilidades indivíduos.
    4) Kant afirma que o belo "é aquilo que agrada universalmente, ainda que não se possa justificá-lo intelectualmente”. Para ele, o objeto belo é uma ocasião de prazer, cuja causa reside no sujeito.
    5) Devido ao gosto subjetivo.
    6) A atitude contemplativa ocorre quando a pessoa se refere à arte, é justa e não põe limites ao observar as obras. A desinteressada ocorre quando a pessoa julga a obra de arte, mesmo sem mesmo conhece-la.
    7) A) Ele representa um desenho humorístico, onde a personagem é considerada "feia".
    B) a obra é ligada ao bom senso, á questão da oposição da realidade, pois para ser modelo é preciso ser bela e magra. E não feia e gorda.
    C) Sim, pois as modelos são lindas e ele fez um desenho com modelo "feia".
    D) A relação do lado belo e feio. A exigência para ser belo que existe em algumas profissões, como por exemplo, a carreira de modelo.
    8) 1) A perfeição exige que não se tenha erros ou defeitos, e sim que seja perfeito. Como nada é perfeito, a perfeição não é ligada totalmente a realidade.
    2) A beleza exige perfeição, onde não se permite defeitos, erros. Para ser belo, tem que ser impecável, bonito, perfeito, e por último, ser claro ou verdadeiro, que essas sim, são as verdadeiras belezas.
    9) Estética na arte.
    10) Nada é realmente belo, pois pode ser bonito ou belo para uns e "feio" para outros. Quando gostamos de algo ou de alguém, não vemos nenhum defeito, por mais grave que seja. Pode ser acima do peso, pequeno, grande, alto, baixo, branco, negro, o que importa é que você sempre o verá belo e perfeito.
    11) Letra “e”.

    ResponderExcluir
  38. C.E. Prof. Barjonas Lobão
    Nome: Thamyres Rodrigues N° 42 Turma: 300

    O vídeo começa com uma breve introdução sobre as civilizações e a filosofia. Comenta um pouco sobre os primeiros avanços das civilizações etc... fala sobre algumas questões filosóficas e alguns filósofos.
    A filosofia está em tudo, por exemplo, quando temos duvidas sobre nossos pensamentos, e ela nos ajuda de alguma maneira.
    Contudo a filosofia nos intriga a buscar o porquê das coisas e a entende-las.

    ResponderExcluir
  39. Página 406
    01-Eles gostavam de arte com valores estéticos, além da beleza que a obra deveria ter.
    02- Em 1912,foi apresentado uma pintura com movimentos representados pelas suas pinceladas que formavam linhas curvas e cores justaspostas. Van Gogh entendia o valor emocional que havia nas cores e que davam um grande estilo e valor para as coisas.
    03- No seu próprio gosto.
    04- O público deveria valorizar, respeitar e admirar as hablididades e obras do artista.
    05- Sim, pois essas discussões não teriam sido necessárias nos seiscentos anos anteriores da Arte Ocidental.

    Página 407
    01- Porque a estética sempre esteve ligada a questão da beleza. De acordo com Baumgarten, a beleza estética liga-se a perfeição, pois a medida que se observam a aparência, a estética da pessoa, acabam se definindo se é belo ou não.
    02- Ter gosto é ter capacidade de julgamento sem preconceitos. É a própria presença da obra de arte que forma o gosto e que supera as particularidades da subjetividade. Exemplo: ter gosto é você ter opnião própria, é gostar de algo, defender, ajudar, amar, mesmo que as outras pessoas não gostem ou sejem contra, o que importa é que você gosta.
    03- Conceito Objetivo: o que tem validade para todos os indivíduos, não somente para este ou aquele; diz- se do conhecimento que é fundado sobre a observação do objeto.
    Conceito Subjetivo: o que é individual, válido para cada sujeito; baseado em valores, preferências, limites e possibilidades indivíduos.
    04- Kant debruçou-se sobre os julgamentos estéticos, ou de beleza, e não sobre a experiência estética. Ele afirmou que o belo é aquilo que agrada universalmente, ainda que não se possa justificá-lo intelectualmente.
    05- Porque cada objeto singular estabelece seu próprio tipo de beleza. Como o belo é um objeto singular, sensível, carrega um significado que só se percebe na experiência estética, onde não existe a ideia de um único valor estético.
    06- A atitude contemplativa ocorre quando a pessoa se refere à arte, é justa e não põe limites ao observar as obras. A desinteressada ocorre quando a pessoa julga a obra de arte, mesmo sem mesmo conhece-la.
    07- a) Ele representa um desenho humorístico, onde a personagem é considerada "feia".
    b) a obra é ligada ao bom senso, á questão da oposição da realidade, pois para ser modelo é preciso ser bela e magra. E não feia e gorda.
    c) Sim, pois as modelos são lindas e ele fez um desenho com modelo "feia".
    d) A relação do lado belo e feio. A exigência para ser belo que existe em algumas profissões, como por exemplo, a carreira de modelo.
    08- 1) A perfeição exige que não se tenha erros ou defeitos, e sim que seje perfeito. Como nada é perfeito, a perfeição não é ligada totalmente a realidade.
    2) A beleza exige perfeição, onde não se permite defeitos, erros. Para ser belo, tem que ser impecável, bonito, perfeito, e por último, ser claro ou verdadeiro, que essas sm, são as verdadeiras belezas.
    09- Bonito, lidno, charmoso: aquela pessoa que você acha bonito, que te atrae, que você tem vontade de beijar, abraçar...
    Feio, horroroso: aquela pessoa que por mais que todos achem bonito, lindo, você acha ridículo.
    10- Nada é realmente belo, pois pode ser bonito ou belo para uns e "feio" para outros. Quando gostamos de algo ou de alguém, não vemos nenhum defeito, por mais grave que seje. Pode ser acima do peso, pequeno, grande, alto, baixo, branco, negro, o que importa é que você sempre o verá belo e perfeito. O que vale é você amar, respeitar, gostar da pessoa como ela é e não se importar com que os outros vão dizer, pois essa pessoa nunca será belo para todos. Até mesmo porque é como dizem: A BELEZA NÃO ESTA NOS OLHOS DE QUEM SE VÊ, MAS SIM DE QUEM SE SENTE.
    11- Alternativa E:
    Elementos: concreto armado e forma plástica.
    Critérios: Estético.

    LUCAS MUBÀRACK N°22 turma:300

    ResponderExcluir
  40. obs:professor meu numero esta errado...obrigado LUCAS MUBÀRACK

    ResponderExcluir
  41. Página 406
    01-Eles gostavam de arte com valores estéticos, além da beleza que a obra deveria ter.
    02- Em 1912,foi apresentado uma pintura com movimentos representados pelas suas pinceladas que formavam linhas curvas e cores justaspostas. Van Gogh entendia o valor emocional que havia nas cores e que davam um grande estilo e valor para as coisas.
    03- No seu próprio gosto.
    04- O público deveria valorizar, respeitar e admirar as hablididades e obras do artista.
    05- Sim, pois essas discussões não teriam sido necessárias nos seiscentos anos anteriores da Arte Ocidental.

    Página 407
    01- Porque a estética sempre esteve ligada a questão da beleza. De acordo com Baumgarten, a beleza estética liga-se a perfeição, pois a medida que se observam a aparência, a estética da pessoa, acabam se definindo se é belo ou não.
    02- Ter gosto é ter capacidade de julgamento sem preconceitos. É a própria presença da obra de arte que forma o gosto e que supera as particularidades da subjetividade. Exemplo: ter gosto é você ter opnião própria, é gostar de algo, defender, ajudar, amar, mesmo que as outras pessoas não gostem ou sejem contra, o que importa é que você gosta.
    03- Conceito Objetivo: o que tem validade para todos os indivíduos, não somente para este ou aquele; diz- se do conhecimento que é fundado sobre a observação do objeto.
    Conceito Subjetivo: o que é individual, válido para cada sujeito; baseado em valores, preferências, limites e possibilidades indivíduos.
    04- Kant debruçou-se sobre os julgamentos estéticos, ou de beleza, e não sobre a experiência estética. Ele afirmou que o belo é aquilo que agrada universalmente, ainda que não se possa justificá-lo intelectualmente.
    05- Porque cada objeto singular estabelece seu próprio tipo de beleza. Como o belo é um objeto singular, sensível, carrega um significado que só se percebe na experiência estética, onde não existe a ideia de um único valor estético.
    06- A atitude contemplativa ocorre quando a pessoa se refere à arte, é justa e não põe limites ao observar as obras. A desinteressada ocorre quando a pessoa julga a obra de arte, mesmo sem mesmo conhece-la.
    07- a) Ele representa um desenho humorístico, onde a personagem é considerada "feia".
    b) a obra é ligada ao bom senso, á questão da oposição da realidade, pois para ser modelo é preciso ser bela e magra. E não feia e gorda.
    c) Sim, pois as modelos são lindas e ele fez um desenho com modelo "feia".
    d) A relação do lado belo e feio. A exigência para ser belo que existe em algumas profissões, como por exemplo, a carreira de modelo.
    08- 1) A perfeição exige que não se tenha erros ou defeitos, e sim que seje perfeito. Como nada é perfeito, a perfeição não é ligada totalmente a realidade.
    2) A beleza exige perfeição, onde não se permite defeitos, erros. Para ser belo, tem que ser impecável, bonito, perfeito, e por último, ser claro ou verdadeiro, que essas sm, são as verdadeiras belezas.
    09- Bonito, lidno, charmoso: aquela pessoa que você acha bonito, que te atrae, que você tem vontade de beijar, abraçar...
    Feio, horroroso: aquela pessoa que por mais que todos achem bonito, lindo, você acha ridículo.
    10- Nada é realmente belo, pois pode ser bonito ou belo para uns e "feio" para outros. Quando gostamos de algo ou de alguém, não vemos nenhum defeito, por mais grave que seje. Pode ser acima do peso, pequeno, grande, alto, baixo, branco, negro, o que importa é que você sempre o verá belo e perfeito. O que vale é você amar, respeitar, gostar da pessoa como ela é e não se importar com que os outros vão dizer, pois essa pessoa nunca será belo para todos. Até mesmo porque é como dizem: A BELEZA NÃO ESTA NOS OLHOS DE QUEM SE VÊ, MAS SIM DE QUEM SE SENTE.
    11- Alternativa E:
    Elementos: concreto armado e forma plástica.
    Critérios: Estético.
    gessica silva conceição n°12

    ResponderExcluir
  42. C.E. Prof. Barjonas Lobão
    Aluno: Jefferson Yan Silva Maciel Nº15 Sala:300/vesp.

    O naturalismo e a estilização

    O naturalismo é um estilo artístico que tinha a ambição de transmitir a aparencia real do mundo, enquanto a estilização surgiu como um estilo que tinha como objetivo transmitir ao observador uma imagem sem os rigorosos detalhes que possuia o naturalismo.
    O naturalismo possui algumas variações onde, dentre elas, estão o realismo, que representava o mundo da forma que ele é, seja uma representação boa ou ruim, e o idealismo, na qual o mundo era representado apenas pelas suas condições favoráveis.
    No século XIX mudou um pouco sua forma de representação devido a criação da máquina fotográfica, que era mais rápida e mais precisa que as imagens pintadas. Após algum tempo surgiu a estilização, que é uma forma de pintura sem muitos detalhes e que permitiu a universalização dos princípios da religião cristã.
    Em conceitos filosóficos, Platão defendia que a arte era uma falsa representação do mundo, pois a mesma era a cópia do mundo real, que é cópia do mundo ideal, enquanto isso Aristóteles afirmava que a mímese(representação detalhada) é um modo de aprendizado para as pessoas, pois representava corretamente o objeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok... As notas já foram lançadas, já podem consultar quando quiserem...

      Excluir
  43. Prof° é Carolina, eu era da turma 301 do 3° ano vespertino e passei para a noite e está faltando a minha nota de Filosofia do 3° bimestre e eu fiz a atividade, como consta no seu blog. Poderia por favor enviar a nota para o sistema. Atenciosamente, Carolina

    ResponderExcluir