segunda-feira, 11 de junho de 2012

Introdução à filosofia (1 ano)


Analise segundo a nosso conversa em sala de aula.

2 comentários:

  1. Resumo do Mito da Caverna

    O mito da caverna narrado por Platão é uma metáfora, que descreve basicamente a situação da sociedade. No texto, narra uma caverna separada do mundo externo por um muro alto, onde homens estão acorrentados desde a sua infância, acreditam que a única realidade são as sombras projetadas na parede, iluminada por uma fogueira. Um dos prisioneiros, com a sua curiosidade, foge da caverna, mas ao sair, fica instantaneamente cego, pois seus olhos não se acostumaram, e aos poucos que ele se habitua com a claridade.
    Plantão faz de forma metafórica descreve a sociedade. Onde os prisioneiros somos nós, onde cada um tem seus valores, princípios, tradições, cultura, hábitos diferentes um dos outros. A caverna seria o mundo. E quando descobrimos algo novo, ou até pelo choque cultural (onde é tido pelo clareamento) com um mundo a surgir. Para isso precisamos no adequar, processando as mudanças realizadas.

    Nome : Thalya Verônica Santos Brito. Sala : 106 . n° 34 . Turno : vespertino
    Escola : Centro de Ensino Almirante Tamandaré.

    ResponderExcluir
  2. Atividade da pagina 27 .

    1º) Possui três sentidos principais . O 1° a capacidade de julgar, discernir e decidir. A 2° o exame racional de todas as coisas. 3° a atividade de examinar e avaliar.
    2º) Porque ela estará analisando este momentos de vários modos , e tirando conclusões em que poucos poderiam chegar , ver e perceber .
    3º) A filosofia ela esta sempre atrás da verdade . Sempre indagando. Servindo para que venhamos há descobrir, observar de vários modos o passado, presente e futuro. Filosofia serve para descobrir. Pois sempre estamos atrás de respostas para novas perguntas.
    4º) Reflexão filosófica é o movimento pelo qual o pensamento examinado o que é pensado por ele , volta-se para si mesmo como fonte desse pensamento. A reflexão filosófica é radical, pois vai da raiz do pensamento.
    5º) A 1ª : Quais os motivos as razões e as causas para pensarmos o que pensamos, dizermos o que dizermos, fazermos o que fazermos.
    A 2ª: Quais são o conteúdo ou o sentido do que pensamos, dizemos e fazemos.
    A 3ª: Quais são a intenção ou a finalidade de que pensamos, dizemos e fazemos.
    6º) Conjunto de idéias , valores e praticas.
    7º) Dizer que a filosofia trabalha com enunciados precisos e religiosos, busca encadeamentos lógicos entre os enunciados, opera com conceitos ou idéias obtidos por procedimentos de demonstração e prova, exige a fundamentação racional do que é enunciado e pensado
    8º) Porque ela examina e avalia detalhadamente uma idéia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou cientifica.
    9º) O que pode conhecer, o que pode fazer e o que pode esperar.
    10º) A filosofia servir para adquirir novos conhecimentos, pensamentos e respostas para tais perguntas. A filosofia é uma ciência. Esta sempre apta para novas perguntas, para procurar, pesquisar, perguntar, indagar e pensar. A filosofia atualmente é utilizada para descobrir novas idéias, novas realidades .

    Nome : Thalya Verônica Santos Brito. Sala : 106 . n° 34 . Turno : vespertino
    Escola : Centro de Ensino Almirante Tamandaré.

    ResponderExcluir