O mito da caverna narrado por Platão é uma metáfora, que descreve basicamente a situação da sociedade. No texto, narra uma caverna separada do mundo externo por um muro alto, onde homens estão acorrentados desde a sua infância, acreditam que a única realidade são as sombras projetadas na parede, iluminada por uma fogueira. Um dos prisioneiros, com a sua curiosidade, foge da caverna, mas ao sair, fica instantaneamente cego, pois seus olhos não se acostumaram, e aos poucos que ele se habitua com a claridade. Plantão faz de forma metafórica descreve a sociedade. Onde os prisioneiros somos nós, onde cada um tem seus valores, princípios, tradições, cultura, hábitos diferentes um dos outros. A caverna seria o mundo. E quando descobrimos algo novo, ou até pelo choque cultural (onde é tido pelo clareamento) com um mundo a surgir. Para isso precisamos no adequar, processando as mudanças realizadas.
Nome : Thalya Verônica Santos Brito. Sala : 106 . n° 34 . Turno : vespertino Escola : Centro de Ensino Almirante Tamandaré.
1º) Possui três sentidos principais . O 1° a capacidade de julgar, discernir e decidir. A 2° o exame racional de todas as coisas. 3° a atividade de examinar e avaliar. 2º) Porque ela estará analisando este momentos de vários modos , e tirando conclusões em que poucos poderiam chegar , ver e perceber . 3º) A filosofia ela esta sempre atrás da verdade . Sempre indagando. Servindo para que venhamos há descobrir, observar de vários modos o passado, presente e futuro. Filosofia serve para descobrir. Pois sempre estamos atrás de respostas para novas perguntas. 4º) Reflexão filosófica é o movimento pelo qual o pensamento examinado o que é pensado por ele , volta-se para si mesmo como fonte desse pensamento. A reflexão filosófica é radical, pois vai da raiz do pensamento. 5º) A 1ª : Quais os motivos as razões e as causas para pensarmos o que pensamos, dizermos o que dizermos, fazermos o que fazermos. A 2ª: Quais são o conteúdo ou o sentido do que pensamos, dizemos e fazemos. A 3ª: Quais são a intenção ou a finalidade de que pensamos, dizemos e fazemos. 6º) Conjunto de idéias , valores e praticas. 7º) Dizer que a filosofia trabalha com enunciados precisos e religiosos, busca encadeamentos lógicos entre os enunciados, opera com conceitos ou idéias obtidos por procedimentos de demonstração e prova, exige a fundamentação racional do que é enunciado e pensado 8º) Porque ela examina e avalia detalhadamente uma idéia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou cientifica. 9º) O que pode conhecer, o que pode fazer e o que pode esperar. 10º) A filosofia servir para adquirir novos conhecimentos, pensamentos e respostas para tais perguntas. A filosofia é uma ciência. Esta sempre apta para novas perguntas, para procurar, pesquisar, perguntar, indagar e pensar. A filosofia atualmente é utilizada para descobrir novas idéias, novas realidades .
Nome : Thalya Verônica Santos Brito. Sala : 106 . n° 34 . Turno : vespertino Escola : Centro de Ensino Almirante Tamandaré.
Resumo do Mito da Caverna
ResponderExcluirO mito da caverna narrado por Platão é uma metáfora, que descreve basicamente a situação da sociedade. No texto, narra uma caverna separada do mundo externo por um muro alto, onde homens estão acorrentados desde a sua infância, acreditam que a única realidade são as sombras projetadas na parede, iluminada por uma fogueira. Um dos prisioneiros, com a sua curiosidade, foge da caverna, mas ao sair, fica instantaneamente cego, pois seus olhos não se acostumaram, e aos poucos que ele se habitua com a claridade.
Plantão faz de forma metafórica descreve a sociedade. Onde os prisioneiros somos nós, onde cada um tem seus valores, princípios, tradições, cultura, hábitos diferentes um dos outros. A caverna seria o mundo. E quando descobrimos algo novo, ou até pelo choque cultural (onde é tido pelo clareamento) com um mundo a surgir. Para isso precisamos no adequar, processando as mudanças realizadas.
Nome : Thalya Verônica Santos Brito. Sala : 106 . n° 34 . Turno : vespertino
Escola : Centro de Ensino Almirante Tamandaré.
Atividade da pagina 27 .
ResponderExcluir1º) Possui três sentidos principais . O 1° a capacidade de julgar, discernir e decidir. A 2° o exame racional de todas as coisas. 3° a atividade de examinar e avaliar.
2º) Porque ela estará analisando este momentos de vários modos , e tirando conclusões em que poucos poderiam chegar , ver e perceber .
3º) A filosofia ela esta sempre atrás da verdade . Sempre indagando. Servindo para que venhamos há descobrir, observar de vários modos o passado, presente e futuro. Filosofia serve para descobrir. Pois sempre estamos atrás de respostas para novas perguntas.
4º) Reflexão filosófica é o movimento pelo qual o pensamento examinado o que é pensado por ele , volta-se para si mesmo como fonte desse pensamento. A reflexão filosófica é radical, pois vai da raiz do pensamento.
5º) A 1ª : Quais os motivos as razões e as causas para pensarmos o que pensamos, dizermos o que dizermos, fazermos o que fazermos.
A 2ª: Quais são o conteúdo ou o sentido do que pensamos, dizemos e fazemos.
A 3ª: Quais são a intenção ou a finalidade de que pensamos, dizemos e fazemos.
6º) Conjunto de idéias , valores e praticas.
7º) Dizer que a filosofia trabalha com enunciados precisos e religiosos, busca encadeamentos lógicos entre os enunciados, opera com conceitos ou idéias obtidos por procedimentos de demonstração e prova, exige a fundamentação racional do que é enunciado e pensado
8º) Porque ela examina e avalia detalhadamente uma idéia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou cientifica.
9º) O que pode conhecer, o que pode fazer e o que pode esperar.
10º) A filosofia servir para adquirir novos conhecimentos, pensamentos e respostas para tais perguntas. A filosofia é uma ciência. Esta sempre apta para novas perguntas, para procurar, pesquisar, perguntar, indagar e pensar. A filosofia atualmente é utilizada para descobrir novas idéias, novas realidades .
Nome : Thalya Verônica Santos Brito. Sala : 106 . n° 34 . Turno : vespertino
Escola : Centro de Ensino Almirante Tamandaré.