Respostas 2º)Por que jamais se contentou com as opiniões estabelecidas, com os preconceitos de sua sociedade, com as crenças inquestionadas de seus conterrâneos. 3º)Platão estabelece uma distinção decisiva para toda a história da filosofia e das ciências, qual seja, a diferença entre o sensível e o inteligível. 4º)São os questionamentos que realizamos no decorrer do tempo. 5º)Quando o que era objeto de crença aparece como algo contraditório ou problemático e por isso se transforma em indagação ou interrogação, estamos passando da atitude costumeira à atitude filosófica. 6º)¨O que é?¨; ¨Como é?¨ e ¨Por que é?¨ ALUNA: AMANDA KYLLEN TRINDADE ABREU TURMA:104 TURNO:VESPERTINO
Atividade recebida, caríssima AMANDA KYLLEN, assim que você enviar os seus comentários sobre os vídeos, estarei atribuindo a sua nota do primeiro bimestre.
(1ªquestao) Por que jamais se contentou com as opinoes estabelecidas com os preconceitos de sua sociedade com as crenças inquestionadas de seus conterraneos.
4ªquestao ) Sao afirmaçoes , negaçao , aceitaçao ou recursao de coisas , pessoas , situaçoes ou seja afirmaçao fazem parte da nossa vida cotidiana. 5ª Questao Quando o que era objeto de crença aparece como algo contraditorio ou problematico e por isso se transforma em indagçao ou interrogaçao . 6ª Questao O que é sonho , a loucura , a razao.
Aluna : ANA CAROLYNE SANTOS RIBEIRO DEsde já agradeço ... Tenho uma boa noite ...
Almirante Tamandaré, Aluna; Rosilene de Sousa Costa,Nº 27, Sala; 106, Turno :vespertino !º) O paralelo entre Neo e Sócrates não esta apenas no fato de que ambos são instigados por “espíritos” que os fazem desconfiar das aparências, nem apenas por ambos consultarem o oráculo e receberem como mensagem “ conhece-te a te mesmo”, nem mesmo por que ambos lidam co matrizes. Podemos encontra-lo também ao comparar a trajetória de Neo no interior da matrix com dos mais célebres, escritos do filosofo Platão, discípulo de Sócrates. 2º) Porque jamais se acentou com as opiniões estabelecidas, e com os preconceitos de sua sociedade, com as crenças inquestionadas de seus contemporâneos. Ele costumava dizer que era impelido por interior que leva a desconfiar das aparências e procurar a realidade verdadeira das coisas. Sócrates andava pelas rua de Atenas fazendo perguntas aos atenienses; “ O que é isso em que você acredita?”, “ o que é isso que você esta fazendo?”, “ o que é isso que você esta dizendo ?”, em fim era tantas perguntas que Sócrates fazia para achar a verdadeira resposta sobre aquilo. 3º) O mundo de aparência em que vivemos, as coisas que percebemos, nos preconceitos opiniões sobre a realidade em que vivemos. 4º) Em nossa vida cotidiana, afirmamos, negamos, desejamos, aceitamos ou recusamos coisas pessoas ou situações. 5º) para passa da atitude costumeira para filosófica precisamos passa de afirma, negar, desejar, aceitar, recursar pessoas e situações para questionar sobre a realidade. 6º) “ O que é?”, “ Como é?”e “Por que é ?”.
Atividade recebida, caríssima Rosilene de Sousa Costa, assim que você enviar os seus comentários sobre os vídeos, estarei atribuindo a sua nota do primeiro bimestre.
Huayna da Costa Santana nº08 - turma: 106/ vespertino
# Atividade Avaliativa 1º) É que ambos tinham um pensamento completamente filosófico, de questionar, desconfiar, e até mesmo tentar entender como as coisas funcionavam ou como aconteciam de fato. 2º) Porque ele jamais se contentou com as opiniões estabelecidas, com preconceitos de suas sociedade, com crenças inquestionadas de seus conterrâneos. Ele costumava dizer que era impelido por interior que leva a desconfiar das aparências e procurar a realidade verdadeira das coisas. 3º) Ele quis de tal forma fazer com que o ser humano não se conformasse com tudo o que é passado como "o certo" , mais que tentasse enxergar um pouco mais,começasse a questiona-se. Podemos perceber que o nosso conhecimento é sombrio, sem plena certeza de nada, não sabemos quem somos, de onde viemos se estamos sozinhos no universo, onde o universo acaba muitos acreditam naquilo que vê, sem contestar nada. 4º) São coisas ou ideias em que acreditamos sem questionar, que aceitamos porque são óbvias, evidentes, ou porque simplesmente já é de costume no nosso cotidiano. 5º) apartir do momento em que começamos a questionar e não aceitar as opiniões estabelecidas, começar a fazer perguntas que os outros julgam estranhas, "sem noção". 6º) "O que é ?"/ "Como é ?"/ "porque é ?"
Atividade recebida, caríssima Huayna da Costa Santana, assim que você enviar os seus comentários sobre os vídeos, estarei atribuindo a sua nota do primeiro bimestre.
PAG 17 ALUNO Gabriel Soares Nunes n° 15 turma 103 VESP 2°Porque ele jamais se contentou com as opiniões estabelecidas, com preconceitos de suas sociedade, com crenças inquestionadas de seus conterrâneos. Ele costumava dizer que era impelido por interior que leva a desconfiar das aparências e procurar a realidade verdadeira das coisas. 3°Ele quis que as pessoas enxerga-se um alem do seu proprio Universo no caso a caverna 4°Sao crencas que e passado de geraçao em geraçao,por exemplo os remedios que os indios fazem para se curarem a certas doenças.O uso de plantas nao tem um estudo em laboratorio e sim transmitido oralmente de acordo com seus proprios conhecimentos. 5°Quando deixa mos de fazer as coisas atraves de conhecimentos alheios e fazer os que os outros fazem e segui mos nossos proprios conhecimentos deixando os "outros de lado" 6°O que é?/Por que é?/Como é?
Ok meu caro Gabiel Soares, atividade recebida, faltando ainda as outras atividades (Pag. 27, e o comentário sobre um dos vídeos ou o resumo sobre o mito da caverna), assim que você enviar faço a atribuição de sua nota... Ok?
2º)Por que não se contentava com as opiniões estabelecidas, com os preconceitos de sua sociedade, com as crenças impostas de seus conterrâneos. 3º)Platão estabeleceu uma diferença decisiva para toda a história da filosofia e das ciências, qual seja, a diferença entre o sensível e o inteligível. 4º)São os questionamentos que realizamos no decorrer do tempo. 5º)Quando o que era objeto de crença aparece como algo contraditório ou problemático e por isso se transforma em indagação , estamos passando da atitude costumeira à atitude filosófica. 6º)¨O que é?¨; ¨Como é?¨ e ¨Por que é?¨
Ok meu caro Carlos Vinicius, atividade recebida, faltando ainda as outras atividades (Pag. 27, e o comentário sobre um dos vídeos ou o resumo sobre o mito da caverna), assim que você enviar faço a atribuição de sua nota... Ok?
2ª porque jamais se contentou com as opiniões estabelecidas, com preconceitos de sua sociedade, com as crenças impostas de seus conterrêneos. 3ª estabeleceu uma diferença para a história da filosofia jutamente com a das ciências,diferença entre: sensível e inteligiivel. 4ªsão coisas costumeiras, que aceitamos, por não questinarmos. 5ªquando nós passamos a questionar, e deixa de mão os preconceitos estabelecidos. 6ªo que? como é? por que é?
MOISÉS DANILO SANTOS RABELO N° 20 TURMA 106 VESPERTINO
Ok meu caro Moisés Danilo, atividade recebida, faltando ainda as outras atividades (Pag. 27, e o comentário sobre um dos vídeos ou o resumo sobre o mito da caverna), assim que você enviar faço a atribuição de sua nota... Ok?
atividade da pg (17) 1-comecemos pelo nome das duas personagens masculina principais Neo e Sócrati esses nomes são gregos como os de Nio,os combatis socráticos eram tambem combatis mentais ou de pensamento anbos tambem consultavam um oraculo o paralelo entre Nio e Sócratis não esta apenas no foto de que eles são intigados por "espirito"
2-porque jamais se ontendeou com as opiniões estabelesidas,com os preconceitos de sua sociedade com as crenças inquestinadas de seus conterrãneos.
3-ele queria que as pessoas visen alen do seu mundo
4-e nossa vida contidiana,afirmamos,negamos,desejamos,aceitamos uo recusamos oisas,pessoas,situaçoes
5-para que nos pasemos da atitude costumeira à atitude filosófica preisamos de uma so cuisa que é questionar
6- porque é\o que é\como é
ALUNO:Luis Felipe Pereira Lima TURMA:103 NUMERO:26
Ok meu caro Luis Felipe, atividade recebida, faltando ainda as outras atividades (Pag. 27, e o comentário sobre um dos vídeos ou o resumo sobre o mito da caverna), assim que você enviar faço a atribuição de sua nota... Ok?
2º)Por que jamais se contentou com as opiniões estabelecidas, com os preconceitos de sua sociedade, com as crenças inquestionadas de seus conterrâneos. 3º) Ele quis de tal forma fazer com que o ser humano não se conformasse com tudo o que é passado como "o certo" , mais que tentasse enxergar um pouco mais,começasse a questiona-se. Podemos perceber que o nosso conhecimento é sombrio, sem plena certeza de nada, não sabemos quem somos, de onde viemos se estamos sozinhos no universo 4º)São os questionamentos que realizamos no decorrer do tempo. 5º)para passa da atitude costumeira para filosófica precisamos passa de afirma, negar, desejar, aceitar, recursar pessoas e situações para questionar sobre a realidade. 6º)¨O que é?¨; ¨Como é?¨ e ¨Por que é?¨ ALUNO:Eduardo Silva Cutrim N°14 TURMA:105 TURNO:VESPERTINO
Ok Eduardo Silva, atividade recebida, faltando ainda as outras atividades (Pag. 27, e o comentário sobre um dos vídeos ou o resumo sobre o mito da caverna), assim que você enviar faço a atribuição de sua nota... Ok?
2°) porque ele jamais se contentou com as opiniões estabelecidas,com os preconceitos de sua sociedade e com as crenças mantidas inquestionáveis . Ele desconfiava das aparências e sempre procurava a realidade verdadeira das coisas. Ele estava sempre a procura de respostas.
3°) Ele quis falar qua a dois mundos . Que a realidade não é como nos olhamos , que a muito mais , que não eé como as passoas nos falam . E que as poucas pessoas que descobrem isto não são aceitas , e a sociedade prfere acreditar em uma realidade falsa em algo que é mais facil de se viver . Do que encarar a realidade do modo em que ela é . E como a sociedade de hoje em dia é acomodada , eles não questionam mais e tambem não vção atras de resposta . equem da a resposta e eles falao que ele é louco pois ele nunca olho a esta realidade , sendo ele eles nunca foram atras dela .
4°)São ideias em que acreditamos sem questionar, que aceitamos porque parecem obvias, evidentes.
5°) Quando passamos a questionar , ao inves de acreditar em falsas ideias . Quando queremos saber cada vez mais e mais sobre a realidade .
Ok Thalya Verônica, atividade recebida, faltando ainda as outras atividades (Pag. 27, e o comentário sobre um dos vídeos ou o resumo sobre o mito da caverna), assim que você enviar faço a atribuição de sua nota... Ok?
1-E que para antes de alguem falar qualquer coisa buscarem a verdade primeiramente 2-Que para as pessoas pararem de se levar por aparencias e buscarem a verdade acima e antes de tudo 3-Que as pessoas ficam muito presas a sua realidade e nao buscam coisas novas e novos conhecimentos por medo de nao serem capazes de conseguirem seus objetivos 4-sao ditados de pessoas mais velhas que vai passando de geracao a geracao e que sao coisas obvias aceitados pelo ser humano 5-no momento em que começamos fazer perguntas das proprias perguntas,as pessoas tem que primiramente investigar e compreender antes de fazer qualquer pergunta a outra pessoa 6-o que é ,como é,por que é. aluna:mayara de sousa n:23 t:104 vespertino pag:17
bruna gabriele n-05 turma:104 02-por que jamais se contetou com as opiniões estabelecidas com os preconceitos de sua sociedade,com as crenças inquestionadas de seus conterrãneos. 03-na caverna há uma frente por onde passa alguma luz externa, deixando a caverna mais viva,mostrando pessoas, animais etc. 04-são os nossos questionametos,ex:que dia é hoge, as ideias que aceitamos por que são evidentes. 05-quando o que era objeto de crença aparece como algo contraditorio ou problematico, trasformando em indagação;passando da atitude costureira á atitude filosofica. 06-o que?, para que, porque?.
Nome: william Fernandes da silva n° 41 sala: 105 turno: vespertino
Atividade avaliativa 1º) É que ambos tinham um pensamento completamente filosófico, de questionar, desconfiar, e até mesmo tentar entender como as coisas funcionavam ou como aconteciam de fato. Podemos encontra-lo também ao comparar a trajetória de Neo no interior da matrix com dos mais célebres, escritos do filosofo Platão, discípulo de Sócrates.
2º)Por que jamais se contentou com as opiniões estabelecidas, com os preconceitos de sua sociedade, com as crenças inquestionadas de seus conterrâneos 3º) O mundo de aparência em que vivemos, as coisas as sombra projetadas percebemos, nos preconceitos opiniões sobre a realidade em que vivemos,o instrumento que liberta primeiro rebelde com o qual ele deseja liberdade. 4º) São coisas ou idéias em que acreditamos sem quetionar aceitamos por que são obvias. Em nossa vida cotidiana, afirmamos, negamos, desejamos, aceitamos ou recusamos coisas pessoas ou situações. 5º) apartir do momento em que começamos a questionar e não aceitar as opiniões estabelecidas, começar a fazer perguntas que os outros julgam estranhas, "sem noção", no momento em que falamo do filme Matrix 6º) "O que é ?"/ "Como é ?"/ "porque é ?"
n°: 41 sala: 105 pagina: 27 1) acrítica é uma realidade do ser humano para que se busca do fundamento multiplicas formas. 2) como a filosofia é no estudo não ia ser diferente acrise só era mais um motivo de estudo. 3)para sabermos o que é e o que não é útil principalmente no resolver algo. 4) a filosofia é tudo na vida do ser humano mas nem todo mundo tem a mesma consciência. 5)uma analise uma reflexão e uma critica. a filosofia é uma conclusão de certas coisas para entendermos e viver no mundo de hoje. 7) Por que um pensamento muitas pessoas fazem um pensamento totalmente diferente de outro. 8)são varias pesquisas, estudos, logicas debates e cada um fala uma conclusão diferente. 9)Afirmou que a filosofia é o conhecimento e a razão adquire para saber como finalidade e felicidade humano. 10) Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos senso comum for útil se deixar girar pela submissão comum de todos os saberes que os seres humanos são capazes.
1- COMO OS FILOSOFOS DO XIX(HEGEL E COMTE) ENTENDIAM A HISTORIA? Hegel afirma que a historia é a realidade, que a razão, a verdade e os seres humanos são essencial e necessariamente histórico e Comte atribuía o progresso ao desenvolvimento da ciência. 2- COMO OS FILOSOFOS DO SECULO XX PASSARAM A PENSAR A HISTORIA?como a ideia de que a historia é descontinua e não progressiva,cada sociedade tendo sua historia própria em vez de ser apenas uma etapa numa historia universal das civilizações. 3- COMO ERA O OTIMISMO DOS FILOSOFOS DO SECULO XIX COM RELAÇÃO ÁS CIÊNCIAS E AS TECNICAS? A filosofia passou a desconfiar do otimismo cientifico – tecnológico do século anterior em virtude de vários acontecimentos. 4- POR QUE NO SECULO XX, DESAPARECEU O OTIMISMO COM RELAÇÃO AS CIENCIAS E AS TECNICAS? Em decorrência de otimismo trazido pelas ideias de progresso, desenvolvimento técnico- cientifico poderio humano para construir uma vida justa e feliz. 5-EXPLIQUE A DISTINÇÃO FEITA PELA ESCOLA DE FRANFURT ENTRE RAZÃO INSTRUMENTAL E RAZÃO CRITICA? A razão instrumental é a razão técnica cientifica que faz das ciências e das técnicas não um meio de liberação dos seres humanos, mas um meio de intimidação, medo, terror e desespero. Ao contrario, a razão critica e aquela que analisa interpreta os limites e os perigos do pensamento instrumental. 6- POR QUE OS FILOSOFOS DO SECULO XX NÃO MANTIVERAM O OTIMISMO DO SECULO XIX COM RELAÇÃO AS REVOLUÇÕES SOCIAS E POLITICAS?a filosofia apostou nos ideais políticos revolucionários, anarquismo,socialismo,comunismo, que criariam,graças á ação política consciente dos explorados e oprimidos,uma sociedade nova. 7- EXPLIQUE COMO A FILOSOFIA DO SECULO XIX DEFINIU A CULTURA. No século xix, a filosofia descobre a cultura como modo próprio e especifico da existência dos seres humanos. 8- EXPLIQUE COMO OS FILOSOFOS DO SECULO XX CONCEBE A CULTURA. A cultura éo exercício da liberdade. 9- DE ACORDO COM O TEXTO, PORQUE A DESCOBERTA DA IDEOLOGIA, POR MARX, E A INCONCIENTE, POR FREUD, QUESTIONOU O OTIMISMO RACIONALISTA DO SECULO XIX? Diante dessas duas descobertas ,a filosofia se viu forçada a reabrir a discussão sobre o que é e o que pode a razão,sobre o que é e o que pode a consciência reflexiva ou sujeito do conhecimento,sobre o que são e o que podem as aparências e as ilusões. 10- DE ACORDO COM QUE FOI ESTUDADO, QUAIS AS PRINCIPAIS CRITICAS DOS POS- MODERNISTAS Á MODERNIDADE?racionalismo,distinção entre interior e exterior ou entre sujeito e objeto,afirmação da capacidade da razão humana para conhecer a essência ou a estrutura interna de todos os seres,etc.
Respostas
ResponderExcluir2º)Por que jamais se contentou com as opiniões estabelecidas, com os preconceitos de sua sociedade, com as crenças inquestionadas de seus conterrâneos.
3º)Platão estabelece uma distinção decisiva para toda a história da filosofia e das ciências, qual seja, a diferença entre o sensível e o inteligível.
4º)São os questionamentos que realizamos no decorrer do tempo.
5º)Quando o que era objeto de crença aparece como algo contraditório ou problemático e por isso se transforma em indagação ou interrogação, estamos passando da atitude costumeira à atitude filosófica.
6º)¨O que é?¨; ¨Como é?¨ e ¨Por que é?¨
ALUNA: AMANDA KYLLEN TRINDADE ABREU
TURMA:104
TURNO:VESPERTINO
Atividade recebida, caríssima AMANDA KYLLEN, assim que você enviar os seus comentários sobre os vídeos, estarei atribuindo a sua nota do primeiro bimestre.
Excluir(1ªquestao)
ExcluirPor que jamais se contentou com as opinoes estabelecidas com os preconceitos de sua sociedade com as crenças inquestionadas de seus conterraneos.
4ªquestao )
Sao afirmaçoes , negaçao , aceitaçao ou recursao de coisas , pessoas , situaçoes ou seja afirmaçao fazem parte da nossa vida cotidiana.
5ª Questao
Quando o que era objeto de crença aparece como algo contraditorio ou problematico e por isso se transforma em indagçao ou interrogaçao .
6ª Questao
O que é sonho , a loucura , a razao.
Aluna : ANA CAROLYNE SANTOS RIBEIRO
DEsde já agradeço ... Tenho uma boa noite ...
Almirante Tamandaré, Aluna; Rosilene de Sousa Costa,Nº 27, Sala; 106, Turno :vespertino
ResponderExcluir!º) O paralelo entre Neo e Sócrates não esta apenas no fato de que ambos são instigados por “espíritos” que os fazem desconfiar das aparências, nem apenas por ambos consultarem o oráculo e receberem como mensagem “ conhece-te a te mesmo”, nem mesmo por que ambos lidam co matrizes. Podemos encontra-lo também ao comparar a trajetória de Neo no interior da matrix com dos mais célebres, escritos do filosofo Platão, discípulo de Sócrates.
2º) Porque jamais se acentou com as opiniões estabelecidas, e com os preconceitos de sua sociedade, com as crenças inquestionadas de seus contemporâneos. Ele costumava dizer que era impelido por interior que leva a desconfiar das aparências e procurar a realidade verdadeira das coisas. Sócrates andava pelas rua de Atenas fazendo perguntas aos atenienses; “ O que é isso em que você acredita?”, “ o que é isso que você esta fazendo?”, “ o que é isso que você esta dizendo ?”, em fim era tantas perguntas que Sócrates fazia para achar a verdadeira resposta sobre aquilo.
3º) O mundo de aparência em que vivemos, as coisas que percebemos, nos preconceitos opiniões sobre a realidade em que vivemos.
4º) Em nossa vida cotidiana, afirmamos, negamos, desejamos, aceitamos ou recusamos coisas pessoas ou situações.
5º) para passa da atitude costumeira para filosófica precisamos passa de afirma, negar, desejar, aceitar, recursar pessoas e situações para questionar sobre a realidade.
6º) “ O que é?”, “ Como é?”e “Por que é ?”.
Atividade recebida, caríssima Rosilene de Sousa Costa, assim que você enviar os seus comentários sobre os vídeos, estarei atribuindo a sua nota do primeiro bimestre.
ExcluirHuayna da Costa Santana nº08 - turma: 106/ vespertino
ResponderExcluir# Atividade Avaliativa
1º) É que ambos tinham um pensamento completamente filosófico, de questionar, desconfiar, e até mesmo tentar entender como as coisas funcionavam ou como aconteciam de fato.
2º) Porque ele jamais se contentou com as opiniões estabelecidas, com preconceitos de suas sociedade, com crenças inquestionadas de seus conterrâneos. Ele costumava dizer que era impelido por interior que leva a desconfiar das aparências e procurar a realidade verdadeira das coisas.
3º) Ele quis de tal forma fazer com que o ser humano não se conformasse com tudo o que é passado como "o certo" , mais que tentasse enxergar um pouco mais,começasse a questiona-se. Podemos perceber que o nosso conhecimento é sombrio, sem plena certeza de nada, não sabemos quem somos, de onde viemos se estamos sozinhos no universo, onde o universo acaba muitos acreditam naquilo que vê, sem contestar nada.
4º) São coisas ou ideias em que acreditamos sem questionar, que aceitamos porque são óbvias, evidentes, ou porque simplesmente já é de costume no nosso cotidiano.
5º) apartir do momento em que começamos a questionar e não aceitar as opiniões estabelecidas, começar a fazer perguntas que os outros julgam estranhas, "sem noção".
6º) "O que é ?"/ "Como é ?"/ "porque é ?"
Atividade recebida, caríssima Huayna da Costa Santana, assim que você enviar os seus comentários sobre os vídeos, estarei atribuindo a sua nota do primeiro bimestre.
ExcluirPAG 17
ResponderExcluirALUNO Gabriel Soares Nunes n° 15 turma 103 VESP
2°Porque ele jamais se contentou com as opiniões estabelecidas, com preconceitos de suas sociedade, com crenças inquestionadas de seus conterrâneos. Ele costumava dizer que era impelido por interior que leva a desconfiar das aparências e procurar a realidade verdadeira das coisas.
3°Ele quis que as pessoas enxerga-se um alem do seu proprio Universo no caso a caverna
4°Sao crencas que e passado de geraçao em geraçao,por exemplo os remedios que os indios fazem para se curarem a certas doenças.O uso de plantas nao tem um estudo em laboratorio e sim transmitido oralmente de acordo com seus proprios conhecimentos.
5°Quando deixa mos de fazer as coisas atraves de conhecimentos alheios e fazer os que os outros fazem e segui mos nossos proprios conhecimentos deixando os "outros de lado"
6°O que é?/Por que é?/Como é?
Ok meu caro Gabiel Soares, atividade recebida, faltando ainda as outras atividades (Pag. 27, e o comentário sobre um dos vídeos ou o resumo sobre o mito da caverna), assim que você enviar faço a atribuição de sua nota... Ok?
ExcluirPRof ME ajuda ae a escolher um video
ResponderExcluirPAra Gabriel Soares Nunes n° 15 turma 103 VESP
Os videos que tem indicações para o primeiro ano. Ok?
Excluirhuayna santana nº08 turma:106 - vespertino
ResponderExcluirProfessor quais são os videos que precisa comentar para atribuição da nota ? ((:
Os videos que tem indicações para o primeiro ano. Ok?
Excluir2º)Por que não se contentava com as opiniões estabelecidas, com os preconceitos de sua sociedade, com as crenças impostas de seus conterrâneos.
ResponderExcluir3º)Platão estabeleceu uma diferença decisiva para toda a história da filosofia e das ciências, qual seja, a diferença entre o sensível e o inteligível.
4º)São os questionamentos que realizamos no decorrer do tempo.
5º)Quando o que era objeto de crença aparece como algo contraditório ou problemático e por isso se transforma em indagação , estamos passando da atitude costumeira à atitude filosófica.
6º)¨O que é?¨; ¨Como é?¨ e ¨Por que é?¨
ALUNO:Carlos Vinicius Amaral Pereira
N°7
TURMA:104
TURNO:VESPERTINO
Ok meu caro Carlos Vinicius, atividade recebida, faltando ainda as outras atividades (Pag. 27, e o comentário sobre um dos vídeos ou o resumo sobre o mito da caverna), assim que você enviar faço a atribuição de sua nota... Ok?
Excluir2ª porque jamais se contentou com as opiniões estabelecidas, com preconceitos de sua sociedade, com as crenças impostas de seus conterrêneos.
ResponderExcluir3ª estabeleceu uma diferença para a história da filosofia jutamente com a das ciências,diferença entre: sensível e inteligiivel.
4ªsão coisas costumeiras, que aceitamos, por não questinarmos.
5ªquando nós passamos a questionar, e deixa de mão os preconceitos estabelecidos.
6ªo que? como é? por que é?
MOISÉS DANILO SANTOS RABELO N° 20 TURMA 106 VESPERTINO
Ok meu caro Moisés Danilo, atividade recebida, faltando ainda as outras atividades (Pag. 27, e o comentário sobre um dos vídeos ou o resumo sobre o mito da caverna), assim que você enviar faço a atribuição de sua nota... Ok?
Excluiratividade da pg (17)
ResponderExcluir1-comecemos pelo nome das duas personagens masculina principais Neo e Sócrati esses nomes são gregos como os de Nio,os combatis socráticos eram tambem combatis mentais ou de pensamento anbos tambem consultavam um oraculo o paralelo entre Nio e Sócratis não esta apenas no foto de que eles são intigados por "espirito"
2-porque jamais se ontendeou com as opiniões estabelesidas,com os preconceitos de sua sociedade com as crenças inquestinadas de seus conterrãneos.
3-ele queria que as pessoas visen alen do seu mundo
4-e nossa vida contidiana,afirmamos,negamos,desejamos,aceitamos uo recusamos oisas,pessoas,situaçoes
5-para que nos pasemos da atitude costumeira à atitude filosófica preisamos de uma so cuisa que é questionar
6- porque é\o que é\como é
ALUNO:Luis Felipe Pereira Lima
TURMA:103 NUMERO:26
Ok meu caro Luis Felipe, atividade recebida, faltando ainda as outras atividades (Pag. 27, e o comentário sobre um dos vídeos ou o resumo sobre o mito da caverna), assim que você enviar faço a atribuição de sua nota... Ok?
Excluir2º)Por que jamais se contentou com as opiniões estabelecidas, com os preconceitos de sua sociedade, com as crenças inquestionadas de seus conterrâneos. 3º) Ele quis de tal forma fazer com que o ser humano não se conformasse com tudo o que é passado como "o certo" , mais que tentasse enxergar um pouco mais,começasse a questiona-se. Podemos perceber que o nosso conhecimento é sombrio, sem plena certeza de nada, não sabemos quem somos, de onde viemos se estamos sozinhos no universo
ResponderExcluir4º)São os questionamentos que realizamos no decorrer do tempo. 5º)para passa da atitude costumeira para filosófica precisamos passa de afirma, negar, desejar, aceitar, recursar pessoas e situações para questionar sobre a realidade. 6º)¨O que é?¨; ¨Como é?¨ e ¨Por que é?¨ ALUNO:Eduardo Silva Cutrim N°14 TURMA:105 TURNO:VESPERTINO
Ok Eduardo Silva, atividade recebida, faltando ainda as outras atividades (Pag. 27, e o comentário sobre um dos vídeos ou o resumo sobre o mito da caverna), assim que você enviar faço a atribuição de sua nota... Ok?
Excluir2°) porque ele jamais se contentou com as opiniões estabelecidas,com os preconceitos de sua sociedade e com as crenças mantidas inquestionáveis . Ele desconfiava das aparências e sempre procurava a realidade verdadeira das coisas. Ele estava sempre a procura de respostas.
ResponderExcluir3°) Ele quis falar qua a dois mundos . Que a realidade não é como nos olhamos , que a muito mais , que não eé como as passoas nos falam . E que as poucas pessoas que descobrem isto não são aceitas , e a sociedade prfere acreditar em uma realidade falsa em algo que é mais facil de se viver . Do que encarar a realidade do modo em que ela é . E como a sociedade de hoje em dia é acomodada , eles não questionam mais e tambem não vção atras de resposta . equem da a resposta e eles falao que ele é louco pois ele nunca olho a esta realidade , sendo ele eles nunca foram atras dela .
4°)São ideias em que acreditamos sem questionar, que aceitamos porque parecem obvias, evidentes.
5°) Quando passamos a questionar , ao inves de acreditar em falsas ideias . Quando queremos saber cada vez mais e mais sobre a realidade .
6°) * Oque ?
* Por que?
* Como?
~~ aluna : Thalya Verônica Santos Brito . n°34 . sala 106 . turno - vespertino .
Ok Thalya Verônica, atividade recebida, faltando ainda as outras atividades (Pag. 27, e o comentário sobre um dos vídeos ou o resumo sobre o mito da caverna), assim que você enviar faço a atribuição de sua nota... Ok?
Excluir1-E que para antes de alguem falar qualquer coisa buscarem a verdade primeiramente
ResponderExcluir2-Que para as pessoas pararem de se levar por aparencias e buscarem a verdade acima e antes de tudo
3-Que as pessoas ficam muito presas a sua realidade e nao buscam coisas novas e novos conhecimentos por medo de nao serem capazes de conseguirem seus objetivos
4-sao ditados de pessoas mais velhas que vai passando de geracao a geracao e que sao coisas obvias aceitados pelo ser humano
5-no momento em que começamos fazer perguntas das proprias perguntas,as pessoas tem que primiramente investigar e compreender antes de fazer qualquer pergunta a outra pessoa
6-o que é ,como é,por que é.
aluna:mayara de sousa n:23 t:104 vespertino pag:17
bruna gabriele n-05 turma:104
ResponderExcluir02-por que jamais se contetou com as opiniões estabelecidas com os preconceitos de sua sociedade,com as crenças inquestionadas de seus conterrãneos.
03-na caverna há uma frente por onde passa alguma luz externa,
deixando a caverna mais viva,mostrando pessoas, animais etc.
04-são os nossos questionametos,ex:que dia é hoge, as ideias que aceitamos por que são evidentes.
05-quando o que era objeto de crença aparece como algo contraditorio ou problematico, trasformando em indagação;passando da atitude costureira á atitude filosofica.
06-o que?, para que, porque?.
Nome: william Fernandes da silva n° 41 sala: 105 turno: vespertino
ResponderExcluirAtividade avaliativa
1º) É que ambos tinham um pensamento completamente filosófico, de questionar, desconfiar, e até mesmo tentar entender como as coisas funcionavam ou como aconteciam de fato. Podemos encontra-lo também ao comparar a trajetória de Neo no interior da matrix com dos mais célebres, escritos do filosofo Platão, discípulo de Sócrates.
2º)Por que jamais se contentou com as opiniões estabelecidas, com os preconceitos de sua sociedade, com as crenças inquestionadas de seus conterrâneos
3º) O mundo de aparência em que vivemos, as coisas as sombra projetadas percebemos, nos preconceitos opiniões sobre a realidade em que vivemos,o instrumento que liberta primeiro rebelde com o qual ele deseja liberdade.
4º) São coisas ou idéias em que acreditamos sem quetionar aceitamos por que são obvias. Em nossa vida cotidiana, afirmamos, negamos, desejamos, aceitamos ou recusamos coisas pessoas ou situações.
5º) apartir do momento em que começamos a questionar e não aceitar as opiniões estabelecidas, começar a fazer perguntas que os outros julgam estranhas, "sem noção", no momento em que falamo do filme Matrix
6º) "O que é ?"/ "Como é ?"/ "porque é ?"
n°: 41 sala: 105 pagina: 27
ResponderExcluir1) acrítica é uma realidade do ser humano para que se busca do fundamento multiplicas formas.
2) como a filosofia é no estudo não ia ser diferente acrise só era mais um motivo de estudo.
3)para sabermos o que é e o que não é útil principalmente no resolver algo.
4) a filosofia é tudo na vida do ser humano mas nem todo mundo tem a mesma consciência.
5)uma analise uma reflexão e uma critica.
a filosofia é uma conclusão de certas coisas para entendermos e viver no mundo de hoje.
7) Por que um pensamento muitas pessoas fazem um pensamento totalmente diferente de outro.
8)são varias pesquisas, estudos, logicas debates e cada um fala uma conclusão diferente.
9)Afirmou que a filosofia é o conhecimento e a razão adquire para saber como finalidade e felicidade humano.
10) Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos senso comum for útil se deixar girar pela submissão comum de todos os saberes que os seres humanos são capazes.
ALUNA:ALICE ARAUJO FERREIRA
ResponderExcluirTURMA:108
PAGINA:67
1- COMO OS FILOSOFOS DO XIX(HEGEL E COMTE) ENTENDIAM A HISTORIA?
Hegel afirma que a historia é a realidade, que a razão, a verdade e os seres humanos são essencial e necessariamente histórico e Comte atribuía o progresso ao desenvolvimento da ciência.
2- COMO OS FILOSOFOS DO SECULO XX PASSARAM A PENSAR A HISTORIA?como a ideia de que a historia é descontinua e não progressiva,cada sociedade tendo sua historia própria em vez de ser apenas uma etapa numa historia universal das civilizações.
3- COMO ERA O OTIMISMO DOS FILOSOFOS DO SECULO XIX COM RELAÇÃO ÁS CIÊNCIAS E AS TECNICAS?
A filosofia passou a desconfiar do otimismo cientifico – tecnológico do século anterior em virtude de vários acontecimentos.
4- POR QUE NO SECULO XX, DESAPARECEU O OTIMISMO COM RELAÇÃO AS CIENCIAS E AS TECNICAS?
Em decorrência de otimismo trazido pelas ideias de progresso, desenvolvimento técnico- cientifico poderio humano para construir uma vida justa e feliz.
5-EXPLIQUE A DISTINÇÃO FEITA PELA ESCOLA DE FRANFURT ENTRE RAZÃO INSTRUMENTAL E RAZÃO CRITICA?
A razão instrumental é a razão técnica cientifica que faz das ciências e das técnicas não um meio de liberação dos seres humanos, mas um meio de intimidação, medo, terror e desespero. Ao contrario, a razão critica e aquela que analisa interpreta os limites e os perigos do pensamento instrumental.
6- POR QUE OS FILOSOFOS DO SECULO XX NÃO MANTIVERAM O OTIMISMO DO SECULO XIX COM RELAÇÃO AS REVOLUÇÕES SOCIAS E POLITICAS?a filosofia apostou nos ideais políticos revolucionários, anarquismo,socialismo,comunismo, que criariam,graças á ação política consciente dos explorados e oprimidos,uma sociedade nova.
7- EXPLIQUE COMO A FILOSOFIA DO SECULO XIX DEFINIU A CULTURA.
No século xix, a filosofia descobre a cultura como modo próprio e especifico da existência dos seres humanos.
8- EXPLIQUE COMO OS FILOSOFOS DO SECULO XX CONCEBE A CULTURA.
A cultura éo exercício da liberdade.
9- DE ACORDO COM O TEXTO, PORQUE A DESCOBERTA DA IDEOLOGIA, POR MARX, E A INCONCIENTE, POR FREUD, QUESTIONOU O OTIMISMO RACIONALISTA DO SECULO XIX?
Diante dessas duas descobertas ,a filosofia se viu forçada a reabrir a discussão sobre o que é e o que pode a razão,sobre o que é e o que pode a consciência reflexiva ou sujeito do conhecimento,sobre o que são e o que podem as aparências e as ilusões.
10- DE ACORDO COM QUE FOI ESTUDADO, QUAIS AS PRINCIPAIS CRITICAS DOS POS- MODERNISTAS Á MODERNIDADE?racionalismo,distinção entre interior e exterior ou entre sujeito e objeto,afirmação da capacidade da razão humana para conhecer a essência ou a estrutura interna de todos os seres,etc.
Atividade recebida...
Excluir