quinta-feira, 7 de junho de 2012

Divagações de um diálogo informal.

Divagações de um diálogo informal No diálogo a seguir fazemos algumas considerações sobre o cotidiano, toda a conversa inicia-se, a partir, do questionamento: É legal ou não o ponto facultativo? Alexsandro Neri de Melo Já é mais difícil comemorarem mais um dia de aula! (rs) Ediel Araújo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk • verdade Alexsandro Neri de Melo • Falta motivação, né? Ediel Araújo • Também tenho que concordar, • de ambas as partes Alexsandro Neri de Melo • Se os professores ganhassem salários melhores e fossem menos explorados, talvez não ligassem tanto para um dia a mais de folga, podendo dar mais aulas em prol da educação do povo. Ediel Araújo • Mais uma vez você tem toda razão. Alexsandro Neri de Melo • Se os alunos universitários também ganhassem salários melhores e fossem menos explorados em seus empregos, talvez fizessem questão de ter mais aulas para se aprimorar. • E se os alunos do ensino fundamental e médio tivessem pais e irmãos mais satisfeitos e pró-ativos em casa, talvez quisessem seguir o exemplo e se tornarem mais educados, cultos ou preparados. Ediel Araújo • Bingo! • Esse é o cerne da questão meu caro Alexsandro Neri de Melo • rs • Obrigado, meu caro amigo! • Com tanto esgotamento e insatisfação, é difícil acreditar em mudanças. Ediel Araújo • Confesso que sou meio pessimista neste sentido, • as mudanças só ocorrerão de fato, a partir, do momento em que, este ser, que se diz humano, se perceber enquanto coletivo. • E pelas experiências que temos, podemos perceber que não é o que acontece. • Cada vez mais vemos exacerbado o individualismo, • o tal do jeitinho, • o querer se dar bem em função o outro. • Então, neste sentido, não vejo muitas perspectivas em relação a possíveis mudanças para melhor, num futuro próximo. • Queira eu, estar errado! Alexsandro Neri de Melo Você me fez lembrar da greve do metrô em São Paulo. Os metroviários fizeram greve por melhores salários e o povo teve que pegar ônibus e tirar o carro da garagem para ir trabalhar, causando engarrafamento no trânsito, ficando preso na rua por horas antes de chegar atrasado demais no trabalho, e por horas depois do horário de trabalho, para finalmente chegar em casa! Alexsandro Neri de Melo • Se todos combinassem para ninguém sair de casa para trabalhar, a Capital e parte do Estado pararia! • Queria ver então a cara dos políticos ou do governo! • Ninguém sofreria no trânsito parado pelas ruas, passando um dia em casa, sem trabalhar. E de quem seria a culpa? • Do governo, é claro. • Os empresários e patrões poderiam demitir muitas pessoas? • Talvez, mas valeria a pena o risco! • Só assim para impor mudanças, com união. • Eu não iria trabalhar de jeito nenhum! Ediel Araújo • Perfeitamente! Alexsandro Neri de Melo • Mas as pessoas parecem gostar de se rebaixar e humilhar perante os poderosos! • Políticos, empresários, coisa e tal. • Duvido que muitos poderosos tenham se sujeitado a ficar presos no meio do trânsito. Ediel Araújo • É por aí meu nobre amigo. Alexsandro Neri de Melo • Então, eu sou pessimista como você, meu caro. • Ou realista, né? Ediel Araújo • Sim... Os dois sentidos parecem convergir para um mesmo plano. Alexsandro Neri de Melo • Porque a realidade está longe demais do ideal e não dá para ser otimista diante disso. • "Longe demais do paraíso". Ediel Araújo • kkkkkkkkkkkkkkkkkk com toda certeza. • Há tempos que caí caindo do ''fantástico mundo de bob'' Alexsandro Neri de Melo • rsrsrs • Mas sempre há uma possibilidade de mudança, ou de nos tornar-mos otimistas. • Basta que nos sintamos um pouco mais felizes! Ediel Araújo • O que é felicidade? Um estado momentâneo de prazer? • Mas, logo a seguir virá um novo desejo? • É isso que dará movimento à vida? • É esse desejo, essa vontade, que move o mundo e dar sentido a vida? • Nunca estaremos 100% felizes? • Sempre haverá novas angustias e novos desejos? • Schopenhauer estava correto, quando escreve: O mundo como Vontade e como representação? • • Ediel Araújo • O mundo, a vida e tudo que podemos perceber, • está ligado à vontade, à angústia é inerente ao ser humano... O pessimismo ou a angustia é o que dar sentido à vida... • Por mais trágico que isso possa parecer. • Schopenhauer a meu ver é o marco para que nós ditos: ''homens modernos'', possamos nos entender e nos localizar neste espaço e tempo caótico que aí está, enfim... Penso que irás gostar deste que é o meu filósofo favorito. • O mesmo, até aponta uma saída provisória e momentânea para essa angustia, uma saída pela estética (Leia-se arte por excelência - A música)... • Bom mais aí, já tema para os próximos capítulos... • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk • Dica: se vais começar a ler Schopenhauer. Alexsandro Neri de Melo • Ainda não li este autor, e você está me dando mais um motivo para ler, obrigado! Alexsandro Neri de Melo • Ah! Estou gostando muito de sua análise! Ediel Araújo • Comece lendo: A metafísica do Belo, • leitura muito gostosa e sem as complicações de autores que acham que escrever difícil é fazer: ''Filosofia'' rs Alexsandro Neri de Melo rsrsrs Comentário muito pertinente o seu: "...complicações de autores que acham que escrever difícil é filosofar..." E por aí vai...

Um comentário:

  1. Ah! meu amigo, eu me sinto angustiado com frequência e, para amenizar minha angústia, ainda que um pouco ou momentaneamente, como você bem colocou, eu busco a beleza e a profundidade de sensações, sentimentos e emoções através da arte, da música, do cinema, da natureza, etc. Assim posso me sentir mais vivo, sentir que existem muitos motivos para querer viver e ser feliz, sentir a alegria ou felicidade de apreciar tanta beleza e sentimento! Muito obrigado pela conversa, meu caro amigo! Quando eu tiver lido "A metafísica do belo", irei trocar novas impressões com você, Ediel. Um grande abraço!

    ResponderExcluir