quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Atividade para o Primeiro ano (Almirante Tamandaré)




A partir de nossas aulas, desenvolva um texto dissertativo abordando o seguinte tema:

A transição do pensamento mitológio para o pensamento filosófico no Ocidente.

Observações: esse texto deverá conter (Introdução, Desenvolvimento e conclusão).

Um comentário:

  1. A TRANSIÇÃO DO PENSAMENTO MITOLÓGICO PARA O PENSAMENTO FILOSÓFICO NO OCIDENTE
    Uma das grandes mudanças enfrentada pelo mundo ocidental aconteceu na passagem do pensamento mitológico para o pensamento filosófico entre os gregos. A mudança do mito para o pensamento racional faz surgir um homem que abandona a explicação fantasiosa ou sobrenatural e busca uma explicação lógica e natural para ele e seu mundo. Essa passagem ocorreu, no entanto, durante longo processo histórico, sem um rompimento brusco e imediato com as formas de conhecimentos utilizadas no passado até porque durante muito tempo os primeiros filósofos gregos continuaram compartilhando de crenças míticas, enquanto desenvolviam o conhecimento racional que caracterizava a filosofia.
    Podemos dizer que a filosofia surge aos poucos como uma espécie de rompimento com a visão fantasiosa do mundo. Enquanto os mitos se fundamentavam em histórias, imagens e seres particulares, a filosofia começava a se utilizar do discurso argumentativo, abstrato e universal. O pensamento racional abandona as causas físicas e passa a preocupar-se com o destino humano, a ética enquanto estudo das relações entre os homens, o pensamento sobre as ações morais começa a aparecer a partir daí.
    Desde a Grécia antiga onde o pensamento mitológico explicava os fatos cotidianos por meio de histórias fantásticas o homem percorreu um longo e demorado caminho até o uso da razão para resolver e explicar os fenômenos cotidianos mostrando assim que o homem despertou sobre si a necessidade de obter conhecimento e por meio do desenvolvimento do pensamento racional, refletir sobre seus próprios atos.
    Tendo o homem uma natureza extremamente curiosa e questionadora, leva o pensamento filosófico à religião (tentando provar a existência de Deus e da alma imortal), à política (colocando o ser humano como agente do seu próprio destino através do conhecimento da política, das técnicas e das artes), à moral e à ética nas sociedades.

    Joel de Sousa Júnior
    1º ano turma 103
    Almirante Tamandaré
    Joel-gov@hotmail.com

    ResponderExcluir