3.5 Aquilo que se produz enquanto objetos de duas artes: causas próprias e causas auxiliares.
Platão, pela boca do estrangeiro, diz que uma dessas artes é causa auxiliar da produção e a outra a sua própria causa. Todas as artes que não produzem a coisa propriamente dita, mas que são indispensáveis à produção do objeto são caracterizadas apenas como causas auxiliares, por exemplo, o fornecimento de fusos, as lançadeiras e os demais instrumentos necessários à produção, e as que produzem, o estrangeiro diz que é causa própria, aquelas que executam e fabricam diretamente. Para fechar tal raciocínio diz:
ESTRANGEIRO
— Eis, pois, a parte da tecedura que nos interessava, perfeitamente compreensível daqui por diante. Quando a operação de reunião, que é a parte do trabalho da lã, entrelaçou a urdidura e a trama, de maneira a formar um tecido, damos, ao conjunto do tecido, o nome de vestimenta de lã, e, à arte que o produz, o nome de tecedura.
SÓCRATES, O JOVEM
— Muito bem.
ESTRANGEIRO
— Bem, mas então por que não dizer logo: "A tecedura é a arte de entrelaçar a urdidura e a trama" em lugar de fazer tantos rodeios e um acervo de distinções inúteis?
(O Político, 283 a, b)
Nenhum comentário:
Postar um comentário