3.7 As mais diversas formas de constituições
Uma primeira forma conhecida é a monarquia, a segunda o governo de um pequeno número e uma terceira chamada de democracia ou soberania da massa. E destas três primeiras sairão duas novas. Assim,
ESTRANGEIRO
— Considerando os caracteres que essas formas apresentarem, opressão ou liberdade, pobreza e riqueza, legalidade ou ilegalidade, podemos dividir em duas cada uma das duas primeiras formas. A monarquia apresenta duas espécies às quais chamaremos tirania e realeza.
SÓCRATES, O JOVEM
— Evidentemente.
ESTRANGEIRO
— Em toda a cidade onde a força está nas mãos de um pequeno número haverá ou uma aristocracia ou uma oligarquia.
SÓCRATES, O JOVEM
— Perfeitamente.
(O Político, 291 e)
Porém fica claro que apenas na democracia é indiferente que a massa domine aqueles que não têm fortuna com ou sem seu assentimento, ou que as leis sejam estritamente observadas ou desprezadas, logo, ninguém ousa alterar-lhe qualquer que seja a regra. Podendo ainda, atribui-se às diversas constituições os seguintes adjetivos: um, alguns, muitos — riqueza ou pobreza — opressão ou liberdade — leis escritas ou ausência de leis (292 a). Pode-se entender então, que o governo real precisa de uma ciência que seja crítica e diretiva mais do que qualquer outra coisa. Tal ciência funciona para discernir entre a direção das obras inanimadas e dos seres vivos.
Conseqüentemente, para que se percebam tais diferenciações é necessário observar que essas constituições é a presença de uma ciência, e não a "liberdade" ou a "opressão", a "pobreza" ou a "riqueza", "alguns" ou "muitos" (Idem, 292 c). Então a argumentação passa a analisar que o verdadeiro chefe está acima das leis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário