sexta-feira, 3 de junho de 2011

A DEFINIÇÃO E O USO DO PARADÍGMA E O PARADÍGMA DA TECEDURA


3.4 A definição e o uso do Paradigma e o paradigma da tecedura
Para explicar este problema recorre à educação da criança que, para melhorar sua aprendizagem, orienta-se para que a mesma faça comparações entre as coisas que já conhece e as que estão querendo aprender. Pergunta o estrangeiro: — Por que meios poderá, meu caro, quem parte de uma opinião falsa alcançar alguma porção da verdade e chegar à sabedoria? (278 e).
Tudo que se faz ou se adquire nos serve ou como meio para alguma ação ou para prevenir-nos de algum sofrimento. Conseqüentemente:
Do que nos previne, há os antídotos divinos ou humanos, e há os meios de defesas. Dentre estas defesas, umas são armaduras de guerra, outras abrigos. Dos abrigos, uns são providências contra o frio e o calor, e dentre estes há os telhados e os tecidos. Os tecidos, por sua vez, ou servem como cobertas ou como vestimentas, e estas se compõem de uma ou de várias peças. As vestimentas de várias peças são costuradas ou não, e dentre as que não são costuradas umas são feitas de fibras de plantas e outras de pelos. Das que são feitas de pêlo, umas são ligadas com água e terra, e noutras os próprios pelos se entrelaçam. Ora, a estes meios de defesa, e a estes tecidos feitos de pelos que se ligam uns com os outros é que se deu o nome de vestimentas. Pois que demos o nome de política à arte que se ocupa da polis, daremos, da mesma forma a esta nova arte que se ocupa especialmente das vestimentas, atendendo ao seu objeto, o nome de arte vestimentária. Não poderemos dizer, então, que a tecedura, na medida em que ela é a parte mais importante na confecção da vestimenta, em nada se distingue da arte vestimentária, a não ser pelo nome, da mesma forma como a arte real só difere em nome da arte política?  (O Político, 280 a)
Assim feito, enfatiza que a arte de tecer as cobertas se distingue, entre aquelas que vão servir de vestimentas e aquelas que vão servir de mantas - só deixando assim a arte que nos interessa, que nos preserva do frio do inverno, fabricando-nos as defesas de lã, e que tem o nome de tecedura (280 e). Partindo do princípio que tecer significa entrelaçar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário